
Na noite desta terça- feira (17/06), Dom Ivanildo Oliveira Almeida, presidiu uma missa na Catedral Diocesana, por ocasião da Festividade de São João Batista e em razão de seus dois anos de episcopado, concelebrada pelo Vigário Geral – Padre Raimundo Nonato Martins; pelo Coordenador Diocesano de Pastoral- Padre Sandro Giovani Santos; pelo Chanceler- Padre Javé Silva; pelo Vigário Judiciário do Tribunal Eclesiástico- Padre Clodomir Aquino e demais presbíteros, a celebração contou ainda com presença dos diáconos transitórios e permanentes, religiosos(as), leigos e leigas e colaboradores da Cúria Diocesana.
Dom Ivanildo chegou entre nós como semeador do Reino de Deus, veio do Maranhão em missão para dar início à segunda década da história da diocese. Seu pastoreio é sinal de consolidação das forças evangelizadoras e da presença eclesial que anuncia e constrói o Reino de Deus, e promove a vida plena.
Na homilia, Pe. Rodrigo Cruz (Vigário da Paróquia Cristo Rei-Pacajá), destacou o amor, “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,44-45).” disse, “então o que posso desejar-lhe Dom Ivanildo nestes 2 anos de episcopado? A resposta encontrei na segunda carta de São Paulo a Timóteo. “Por isso, quero exorta-te a reavivar o dom que recebestes pela imposição de minhas mãos” (2Tm 1,6). Renovar a graça, o dom de Deus que recebeu em ti, certamente não foi em vão. No hoje da sua história, o convite que vem do Senhor é para renovar o carisma de Deus que recebeu por imposição de mãos de Dom Vilson Basso e os bispos co-ordenantes: Dom Gilberto Pastana e Dom Francisco Lima. Renovar o carisma, esse dom, esta graça que se compreende na vocação é um bem, uma benção para a Igreja.”
A Santa Missa foi uma oportunidade para que a comunidade diocesana rezasse unida pelo seu pastor, agradecendo por sua dedicação e pedindo a Deus que continue a abençoá-lo em sua missão. “Que possamos continuar a construir uma Diocese sinodal, uma igreja que vive em unidade, onde todos assumem com alegria a missão que lhe foi confiada, onde padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as), leigos (as), se doam com amor e comprometimento a uma igreja onde todos se sentem irmãos”, enfatizou Pe. Rodrigo.
Foi um momento de renovação espiritual e de celebração do pastoreio de Dom Ivanildo. Ele tem sido um bispo que acompanha e inspira com seu exemplo de pastor, gera novas vocações, comunidades religiosas, leigos e todo povo de Deus. Um pastor eternamente conhecido, sempre lançando sementes, tudo pelo Reino de Deus.



Trajetória de vida-Sacerdócio e Episcopado
Dom Ivanildo Oliveira Almeida, do clero de Imperatriz-MA, nasceu em Arame MA, no dia 25 de março de 1972. Filho de Luís Lucena Almeida (in memorian) e Maria Aldeci Matias Oliveira Almeida. Na época do seu nascimento, Arame pertencia ao município de Grajaú. No tempo do ensino médio mudou-se para Imperatriz.
Em 1994 aos 23 anos ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís do Maranhão. Concluiu a formação filosófica em 1997 e a Teológica em 2001 no IESMA – Instituto de Ensino Superior do Maranhão. Foi ordenado no dia 22 de dezembro de 2001, por Dom Afonso Felipe Gregori. Em 2002 nomeado pároco das paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Imperatriz até 2008. Em 2006 foi nomeado pároco da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Fátima em Imperatriz. Em 2008 foi para Roma, na Itália cursar o mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense.
Ao retornar de Roma, em 2011, a diocese de Imperatriz o nomeou reitor do Seminário Maior Bom Pastor em São Luiz. Em 2012, passou a lecionar Direito Canônico no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão-IESMA. Em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Até sua nomeação como bispo de Cametá era professor e diretor geral do IESMA.
No dia 12 de abril de 2023, o Papa Francisco o nomeou 3º Bispo Diocesano da Diocese de Cametá. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de junho de 2023, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz do Maranhão. E sua posse deu-se no dia 08 de julho, na Catedral São João Batista na cidade de Cametá.
Semeador do Reino

A alegria de seu ministério é caminhar juntos, envolvendo todos os membros da comunidade eclesial em um processo de diálogo, escuta e discernimento para a tomada de decisões. Nestes dois anos de pastoreio, já visitou às 20 paróquias, nos 10 municípios que compõe a Diocese de Cametá, está sempre junto ao seu rebanho.
Nosso Bispo Diocesano faz questão de estar próximo aos seus sacerdotes, reúne e consulta frequentemente os Conselhos e o Colégio de Consultores. Desenvolve um intenso trabalho evangelizador: Crismas, Celebrações Eucarísticas, Retiros, Formações, Encontro com as Autoridades Civis e do Poder Público, Reuniões com Pastorais, Serviços e Movimentos, Visita as Famílias; em seu coração de Pastor não deixa de ter paciência e oferecer apoio às Comunidades Cristãs.
Nas suas Visitas Pastorais, no encontro pessoal com seus Diocesanos, costuma apresentar profundas e belíssimas catequese bíblicas, sempre transmitindo a mensagem de Deus, que por amor enviou Jesus ao mundo para dar vida; sendo verdadeiro Semeador, fazendo com que a palavra de Deus fecunde e suscite em cada realidade, deixando a todos um grande sinal de Esperança.
Governo
Em dois anos de seu Episcopado, regulamentou o Tribunal Eclesiástico. Ordenou 4 novos padres e até o final do ano irá ordenar mais 2 sacerdotes para a vida da Diocese de Cametá. Ordenou 7 Diáconos Permanentes. Reformou o Auditório do Centro de Formação São Vicente de Paulo. Instituiu a Comissão Diocesana para a Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis. Criou 2 Áreas Pastorais São Benedito e Nossa Senhora do Pilar e 1 Área Missionária- Belo Monte.



Mensagem a Dom Ivanildo
Que Deus continue abençoando-o com saúde, paz e muito amor, hoje e sempre. Redemos graças e louvores ao nosso bom Deus que é Pai, rico de amor e misericórdia, pela sua vida, por toda sua dedicação e doação ao Reino de Deus, e de modo muito especial, por estes 2 anos de pastoreio a nossa querida Igreja de Cametá.
O Papa Leão XIV, em sua primeira audiência geral enfatizou que a Palavra de Deus é para todos e que ela opera de maneira diferente em cada pessoa, dependendo do solo encontrado. “A parábola do semeador fala exatamente da dinâmica da Palavra de Deus e dos efeitos que ela produz. Com efeito, cada palavra do Evangelho é como uma semente lançada no terreno da nossa vida”.
Que sua vida e pastoreio continuem sendo profícuos, e que possa continuar sendo este Semeador e Peregrino de Esperança como nos afirmou por ocasião de sua eleição: “porque eu acredito na semente do Reino”. (Extraído do áudio enviado por Mons. Ivanildo no dia 20/04/2023).
A Diocese de Cametá neste dia é grata pelo bendito semeador “esbanjador” do Reino, pelo que vem realizando neste tempo de seu Governo Episcopal, pela sua vida e missão. “Vens em nome do Senhor para ser o nosso Pastor”.
Que Jesus lhe dê saúde e sabedoria para pastorear nossa Diocese.
Pascom Diocesana