Diocese de Cametá

Escola de Música da Paróquia Sant'Ana - EMUPAS

A Paróquia de Sant’Ana / Igarapé-Miri, busca incentivar a oferta de serviços, para atender as demandas dos setores vulneráveis da sociedade, valorizando a construção do bem comum, voltada aos valores éticos e culturais. Desse modo, procura trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo ações de cunho social e religioso, proporcionando a todos oportunidades de desenvolvimento dos diversos talentos, especificamente musicais através da Escola de Música da Paróquia de Sant’Ana – EMUPAS, que já existe a mais de 12 anos, com objetivo de integrar cada vez mais crianças, adolescentes, jovens e adultos ligados as comunidades formando-os musicalmente na EMUPAS para posteriormente integrarem os ministérios de música de sua comunidade frequentadora, ou ainda, através da música possibilitar ao aluno o ingresso no mercado de trabalho.

Foto:  Rosimeire Meireles

Foto: Alex Moraes

A Escola EMUPAS acompanha crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os bairros da cidade e da zona rural. Atualmente conta com um total de 116 alunos regularmente matriculados nos instrumentos musicais: sopro, violão, teclado e bateria (percussão). A Escola é formada por uma equipe técnica composta por: gestor Pe. Joelson Júnior Nabiça, coordenadores Cledilson Pinheiro e Rosimeire Trindade, secretária Ana Linda Pantoja e professores: José Barbosa, Wendel Gomes, Eriton Lobato, Reinaldo Aires e Alex Oliveira.

O trabalho aqui relatado é realizado em um espaço próprio da paróquia, onde são desenvolvidas as aulas, através do atendimento mensal de segunda a sábado pela manhã (de 8h às 12h.) e tarde (de 14h às 19h.). Uma vez, detentores de mínimas habilidades musicais os aprendizes realizam apresentações a toda a comunidade, como forma de revelar talentos e simultaneamente garantir apoio social. Dentre as apresentações das quais o Projeto participa ou ainda realiza, temos recitais pelo menos uma vez no ano, participação durante a toda a festividade da Padroeira, amostra musical no mês de novembro, e por último, participação no Alto de Natal realizado pela Paróquia.

.
Previous slide
Next slide

Fotos: Rosimeire Meireles e Cledilson Amaral

Diferente dos anos anteriores, esse ano de 2022, foi criado o grupo da Orquestra da Paróquia, este novo grupo é formado por alunos da EMUPAS. A orquestra, é especificamente responsável por animar todas as noites da festa de Sant’Ana, abrilhantando mais a festividade, além de sempre que solicitada e possível, sai para tocar em outras localidades, comunidades e eventos religiosos.

Texto e vídeo: Ana Linda Pantoja

Secretária da EMUPAS