ECONOMIA SOLIDÁRIA

CANTEIROS QUE BROTAM ESPERANÇA

O projeto “canteiros que brotam esperança” surgiu da necessidade de promoção social de muitas famílias que vivem na região rural do município de Cametá. O objetivo principal é produzir alimentos, promover o acesso e disponibilidade dos mesmos, de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para as famílias; proporcionando oportunidade de trabalho e geração de renda.

Atualmente o projeto se encontra em sua segunda edição, com 10 famílias atendidas, ao todo são 80 pessoas beneficiadas diretamente. Mais do que produzir alimentos que acaba sendo o foco principal, buscamos caracterizar o projeto como sendo a concretude de nossa missão como Igreja que caminha junto com o trabalho que a REPAM desenvolve na Amazônia.

O processo tem início com o cadastramento das famílias e a participação delas nas formações que são realizadas em grupo na comunidade rural em que vivem. Os eixos abordados são: fortalecimento de práticas e ações de economia solidaria, alternativas sustentáveis para a produção econômica, impactos ambientais das ações humanas, técnicas de cultivo e o papel de cada família dentro da missão e como Igreja doméstica.

A produção em hortas é uma alternativa para a solução de problemas que envolvem as comunidades, como falta de renda, baixa qualidade alimentar, falta de cidadania, falta de confiança em si e na sociedade. No último ciclo de produção foram colhidas couve, cebolinha, coentro, chicória, alfavaca, maxixe, tomate, alface, pimentinha e feijão verde.

O projeto também visa formar redes de multiplicadores para que a cadeia produtiva se estenda para muitas famílias de nossa região. Acompanham o projeto; um assistente social, uma técnica agrícola e uma engenheira ambiental e um professor de ciências naturais.

Em nome de todas as famílias atendidas, louvamos a Deus pela presença e missão da REPAM na Amazônia, nessa diocese é uma grande parceira nas propostas de convivência hormônica entre o homem e na natureza; através do serviço de promoção da vida e desenvolvimento da agricultura familiar com potencial para crescer.