PROJETO DE REFLORESTAMENTO

Atendendo ao chamado do Papa Francisco para o cuidado com a Casa Comum, as Obras Sociais da Diocese de Cametá vêm desenvolvendo nos últimos 6 anos o projeto socioambiental: “Reflorestamento de áreas degradadas e educação ambiental, fortalecendo a preservação do bioma Amazônico”. Essa preocupação da nossa Igreja justifica-se pelos altos índices de desmatamento da região Amazônica. E dentre as regiões da Diocese de Cametá, o município de Oeiras do Pará destaca-se por ter grande parte de suas florestas desmatadas, tanto pela comercialização da madeira quanto pela monocultura agrícola. Visando a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar sustentável, foi possível em um curto período de tempo devolver para a natureza 35 hectares de vegetação nativa utilizando o método dos SAF’s (Sistemas Agroflorestais).
   Essa iniciativa acontece por meio da parceria com a Ong alemã POEMA (Pobreza e  Meio Ambiente na Amazônia) e do acompanhamento do Departamento de Projetos da Diocese de Cametá. Diretamente já foram contempladas 35 famílias, das localidades de Melancial e Nova América; o público alvo é apontado pela comunidade local que realiza a seleção levando em conta a aptidão para o trabalho e já ter iniciado experiência de cultivo sustentável. Os beneficiados recebem ao longo do projeto, acompanhamento técnico, formação e todos os insumos necessários para implementação do mesmo.