Diocese de Cametá

Centro Social da Criança e do Adolescente: Dom Jesus Maria - CESCA

As Obras Sociais da Diocese de Cametá com a expansão de sua missão na área da Assistência Social, oferta serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, em um espaço seguro onde através das atividades possam fortalecer as relações e laços familiares e comunitários, agindo na prevenção e na correção de situações de risco social e pessoal aos quais possam estar submetidos. Oportunizando a vivência de uma infância, adolescência e juventude segura e saudável. 

   As atividades no CESCA são organizadas por oficinas que respeitam os critérios de idade, familiaridade e afinidade com o serviço ofertado, a fim de promover melhoria na convivência em grupo, fortalecimento de vínculos, desenvolvimento de suas potencialidades e o protagonismo infanto-juvenil. As oficinas são planejadas anualmente e semanalmente pensando em atender a necessidade de seus usuários com base na realidade social na qual estão inseridos. São realizadas atividades socioassistencial, cultural, esportivo e de lazer. 

Previous slide
Next slide

          No Centro Social da Criança e do Adolescente: Dom Jesus Maria – CESCA, são ofertadas atividades semanais através das oficinas: Arte do Som & Tom (Violão); Arte da Escrita; Arte da Literatura; “RECREAÇÃO”. Essas oficinas são planejadas pela equipe técnica levando em conta a faixa etária do público que cada oficina irá atender (de 07 a 17 anos) e para uma melhor dinamização do desenvolvimento e aplicação das atividades, contamos com um Plano de Ação Anual, planejamentos mensal e semanal, onde estão inseridos temas transversais como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho, Consumo, Pluralidade Cultural entre outros pensando sempre no contexto social em que os atendidos estão inseridos.  

Todas as ações e discussões promovidas por esta instituição são pautadas e obedecem a marcos legais: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Constituição Federal de 1988 (CF 88), orientações técnicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e orientações da Tipificação Nacional dos serviços Socioassistenciais.

Além das oficinas semanais, são realizadas palestras, formações e rodas de conversas onde os familiares e a comunidade em torno também participam. Os temas abordados são de grande significância e relevância para a formação social, cultural e humana dessas pessoas, trabalhando a consciência preventiva e garantia de seus direitos como cidadãos.