Dom José Elias Chaves Júnior, CM

Nasceu em 28 de abril de 1926 na cidade de Luz no Estado de Minas Gerais. Filho de José Elias Chaves e Maria Avelina Chaves. Em 1940, aos 14 anos, entrou para o seminário menor de Caraça, onde cursou o Ginasial e o segundo grau. Em 1946, fez o noviciado e os votos na Congregação da Missão no Seminário maior de São Vicente de Paulo, em Petrópolis (RJ), licenciado em Filosofia e Teologia.
  • Ordenação Sacerdotal em 18 de outubro de 1953;

•  Foi Sagado Bispo em 25 de julho do ano de 1980, na Matriz de Santa Ana de Bambuí Minas Gerais.

• Chegada na Prelazia de Cametá, assumiu a Prelazia em 24 de outubro de 1980 à 1999, 2º Bispo Prelado da Prelazia de Cametá;

• Foi Presidente do Concelho Municipal de Saúde em Cametá de 1993 à 1997.

Realizou algumas outras funções nos seminários maiores de Mariana, Fortaleza, Diamantina, Petrópolis e na universidade católica de Petrópolis, foi superior provincial da província brasileira da Congregação da Missão, foi pároco da cidade de Bambuí.

Dom José Elias Chaves, C.M., bispo da Prelazia de Cametá, PA, os significados de seu brasão episcopal.

• Escudo dividido em banda, chapado em azul e verde, uma estrela em chefe, duas árvores em ponta e banda ondulada em prata.

• A estrela, no campo azul, simboliza Maria “estrela da evangelização”, luz de toda obra missionária.

• As árvores, no campo verde lembram as matas brasileiras, lugar do serviço evangelizador.

• Entre os dois campos, a faixa ondulada simboliza as águas do Rio Tocantins.

• Seu lema: Evangelizar os pobres.

Em 24 de agosto de 1980, ás 08 horas da manhã de um bonito e ensolarado dia, eu desembarquei no porto de Cametá acolhido por uma grande e entusiasmada multidão, indo em festiva caminhada até à solene “concelebração”, com os padres da Prelazia de Cametá, diante do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Ramos, e de diversos bispos do Regional Norte II. Lembro-me de que na homilia em que se saudava o povo vindo de todas as paróquias, da Prelazia com os respectivos párocos eu lhes apresentei emocionado o meu programa de vida e de ação na Prelazia.

Resumidamente eu lhes dizia: “Serei Bispo de todos e para todos, mas como vicentino e a grande opção preferencial da CNBB pelos pobres, serei principalmente Bispo dos pobres e para os pobres”. E eu que acolhera como lema do meu brasão episcopal a frase do profeta Isaias: “O senhor me enviou-me para evangelizar os pobres, “este é um pequeno trecho de uma das cartas de Dom José Elias, relatando ao povo cametaense a sua alegria em estar nessas terras e águas do Baixo Tocantins.

Foi 2º Bispo Prelado: D. José Elias Chaves, CM (1980 à 1999); Exerceu seu ministério episcopal como bispo acompanhante da CPT do Regional Norte III. Foi presidente do Regional da CNBB, foi representante do Regional Norte II no Concelho Permanente da CNBB.

Algumas preocupações de Dom José Elias, na fala do próprio Dom José Elias “cheguei a Cametá exatamente na época de um desses conflitos que se tornou emblemático: o conflito na Comunidade Cristã do Anilzinho, na Paróquia e município de Baião. O Pe. Henrique Riemslag, CM, administrador apostólico da Prelazia de Cametá que foi à minha terra, Bambuí, MG; por ocasião da minha Ordenação Episcopal, teve então um gesto que me marcou profundamente para o resto da minha vida”: continua o relato de Dom Elias sobre o gesto de Pe. Henrique, na hora do ofertório da missa da minha ordenação episcopal, o Pe. Henrique tirou do bolso um saquinho branco recheado de terra, e explicou: “este saquinho traz terra da Prelazia de Cametá; mais precisamente terra da comunidade cristã do Anilzinho, onde um grileiro quer tomar as terras dos pobres comunitários e expulsá-los de lá.

A Prelazia decidiu assumir a Causa dos comunitários e defendê-los contra o grileiro. Eu trago aqui este pouco de terra do Anilzinho, para que o nosso novo Bispo tome conhecimento e assuma também a causa e a defesa dos nossos pobres comunitários…”fiquei profundamente emocionado e empenhado nesta causa…apenas chegando a Cametá, a minha primeira preocupação foi deslocar-me até o Anilzinho (área de 150 Km de Cametá) para levar pessoalmente àqueles comunitários e aos demais comunitários da Prelazia a minha solidariedade e apoio à sua causa.

Dom José Elias chega na década de 80 para assumir a Prelazia de Cametá, anos que foram muito marcantes e emblemáticos para esta Prelazia, tanto como já citamos o conflito do Anilzinho, outra preocupação frequente, que percebemos no seu governo pastoral, as causas referentes aos desapropriados da hidrelétrica de Tucuruí.

Foi fundador do seminário menor Padre Josimo, no bairro da matinha na cidade de Cametá. Assim quando em 2001, ainda como bispo emérito da Prelazia entregou a mesma aos cuidados de sucessor, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR, Relata Dom Elias, o nosso clero secular diocesano já contava com 10 padres, e ainda deixei no seminário maior São Gaspar, em Belém, sete ou oito seminaristas maiores pertencentes à Prelazia de Cametá.

Assim por motivos de saúde Dom Elias voltou para Belo Horizonte, em Minas Gerais como bispo emérito da então Prelazia de Cametá, mas ainda pensava em retornar para ser missionário nesta região, mais pelos desígnios de Deus isso não foi possível, no ano 1999 veio a falecer, no dia 31 de outubro de 2006 em sua cidade Natal.