Mês Vocacional 2020: explicação do cartaz

É de criação do padre Reinaldo Leitão, diretor da Revista Rogate. No cartaz, nós encontramos o tema e o lema e como símbolo nós temos o coração em vermelho, que é o sinal do amor, lembra o amor de Deus no qual nós somos escolhidos e chamados. Nesse coração nós temos no centro uma chaga e dessa chaga saindo um rio. A chaga é sinal da entrega e o rio nos faz lembrar do batismo, que é a origem de todas as vocações. Acima do coração nós temos uma semente, semente vocacional da trindade, porque a vocação é de fato uma semente que Deus planta no coração de cada pessoa e essa semente precisa germinar, crescer e florescer.

Do outro lado nós temos o símbolo da rede que, de fato, nos faz lembrar da animação vocacional. Somos chamados a sermos pescadores e nesta rede estão os peixes que representam toda a humanidade. Também no cartaz estão presentes duas mãos em referência àquele que chama e aquele que ama. As mãos que mostram todo o serviço, todo o trabalho, todo o comprometimento dos animadores vocacionais e, claro, inspirado no grande animador vocacional: Jesus Cristo.

O cartaz é bastante significativo, simbólico e catequético para que a gente possa entender que a proposta do mês vocacional é para que todos se unam para esse grande mutirão de oração. Nele também temos todos os organismos que fazem parte dessa grande obra.

DIOCESE DE CAMETÁ

Na Igreja particular de Cametá, o cartaz sofreu modificações e foi acrescentado elementos para caracterizar a nossa realidade diocesana, porção da Igreja de Cristo, viva e atuante em nosso chão Transamazônico e Tocantino.

CORAÇÃO: no centro do coração foi colocado a foto do Seminário Maior Diocesano Bom Pastor, enquanto este caracteriza o coração da Diocese, lugar teológico, sementeira onde se cultivam as semente da vocação ao ministério ordenado no grau de presbítero. Uma fecunda e vigorosa animação vocacional, não só despertará vocações, mas a alimentará na oração para que não falte ao rebanho, bons e santos pastores com o cheiro de ovelhas, sendo próximos e misericordiosos segundo o coração de Deus.

REDE: na rede foram colocados fotos das pessoas simbolizando cada vocação especifica: Ministérios ordenados, Vida Consagrada, Vida em Família e para os Ministérios e serviços na Comunidade. Em nossa Diocese, as sementes são plantadas em terreno bom e as redes são lançadas nas águas de nossos rios, furos e igarapés. A Igreja é rica na diversidade de dons, carismas e ministérios. Cada um assumindo a vocação para a qual foi chamado faz crescer a messe sempre necessitada de operários. O bispo, primeiro animador vocacional, auxiliado por seus colaboradores, os presbíteros e diáconos, com o testemunho da vida religiosa consagrada, unidos aos cristãos leigos e leigas e as famílias cristãs, berço onde nasce as vocações, juntos são responsáveis e corresponsáveis pela animação vocacional, serviço realizado em rede com o objetivo de criar em nossa diocese uma verdadeira cultura vocacional.

Em nossa diocese, o serviço as vocações tem produzido abundantes frutos e Deus tem sido generoso, pois em todos os tempos e lugares, continua a amar-nos e chamar-nos para uma grande aventura de amor. Juntos em comunhão missionária faremos um grande mutirão para que cada batizado, assumindo sua vocação de seguidores de Jesus, construam o Reino de Deus, consciente de que ainda temos um belo, frutuoso e prospero caminho a percorrer.

Serviço de Animação Vocacional