Diocese de Cametá

PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

A todo o instante a Palavra de Deus vem convidar para o trabalho em missão, o trabalho em prol dos mais necessitados, acompanhado de uma promessa que anima o presente e ilumina o futuro daqueles que se dedicam aos pequenos e aos pobres em nome de Jesus Cristo. Jesus apresenta-nos a missão quando diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10), propondo-nos não somente salvar a vida das crianças e cuidar de sua boa nutrição, mas fazer com que elas sejam felizes e capazes de amar em toda sua vida, pois o maior mandamento da Lei de Deus é o amor.

Desde que foi fundada em 1983, a Pastoral da Criança trabalha com a fé e com a vida, no contexto da família e da comunidade, cuidando do desenvolvimento integral da criança em todas as fases da vida. Procura organizar as comunidades e, por meio de seus líderes, pede a benção para partilhar, multiplicar os dons do conhecimento, da experiência e da solidariedade, com todas as famílias em que há gestantes e crianças menores de seis anos.

A Pastoral da Criança conta com uma metodologia que em cada circunstância se baseia em determinada palavra do Santo Evangelho. O trabalho de cada líder é inspirado na própria Virgem Maria, tendo nela a primeira a realizar a missão proposta pela Pastoral da Criança, quando foi visitar sua prima Izabel e já tinha idade avançada e esperava seu primeiro filho. Tal situação é bem parecida com a qual tantas líderes de hoje se deparam, ou seja, gestantes em situação de risco: um bebê e já em situação de risco. Ou ainda, quando Jesus distribui em abundância cinco pães e dois peixes, saciando a todos, nossas líderes também partilham suas experiências e multiplicam o dom da graça, do amor a todos que são acompanhados mensalmente.

A missão da Pastoral da Criança é fazer chegar a todos o amor de Deus de forma personificada, de uma maneira clara onde todos que provam seu amor se entregam a Ele, buscando e promovendo a vida em abundância.

Objetivo:

Trabalhar de maneira ecumênica ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade visando promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Diretrizes:

  • Analisar as condições de sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, com as ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação, sobretudo nos bolsões de miséria.

  • Promover a formação humana e cristã das famílias, líderes comunitários e agentes voluntários, trabalhando a auto-estima desses.

  • Promover os Direitos da Criança e do Adolescente e a redução da violência familiar e comunitária, em trabalho de acompanhamento e prevenção.

  • Geração de renda para auto-sustentação das famílias acompanhadas, ajuda mútua entres elas, capacitação da mulher em economia doméstica e nos cuidados com a criança, com a família e consigo mesma.

  • Alfabetização de jovens e adultos que participam da Pastoral da Criança.

  • Documentação, informação e análise sobre a situação da criança e da família no Brasil.

  • Pesquisa nas áreas de referência programática, para troca de experiências inter-paroquiais.

Atividades Permanentes:

  • Visitas mensais as famílias cadastradas.

  • “Dia do Peso” como Celebração da Vida, para acompanhar o desenvolvimento físico/biológico da criança.

  • Reuniões periódicas das coordenações: Diocesana, Áreas Episcopais e Paroquiais.

  • Capacitação para formação de novas líderes e brinquedistas.

  • Assembleias eletivas e avaliativas nos Setores e Comunidades.

  • Encontros de enriquecimento de experiência entre os Núcleos.

  • Encontros para avaliação das ações entre os Padres Assessores.

  • Encontro Diocesano para troca de experiência.

  • Formação para aperfeiçoamento das ações junto a coordenação Nacional e Diocesana.

  • Capacitação para atuação do Conselho Econômico.

  • Representatividade nos Conselhos Municipais de Saúde.

Coordenadora: Marinilza Furtado

Padre acompanhante: Pe. Edimilson Furtado Alves

E-mail: [email protected]