PASTORAL DO MENOR
A Pastoral do Menor tem seus inícios na cidade de São Paulo, no ano de 1977 tendo como missão a “promoção e defesa da vida da criança e do adolescente empobrecido e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais”. A partir de 1982, com a realização das Semanas Ecumênicas em São Paulo, iniciativa da Pastoral do Menor, a organização foi ganhando força e se enraizando em outras cidades e estados brasileiros. Em 1987, com a Campanha da Fraternidade da CNBB, que trazia como tema “A Fraternidade e o Menor” e como lema “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, essa pastoral ganhou um novo impulso. Está presente hoje em vários Estados. A Pastoral do Menor se propõe, à luz do evangelho, estimular um processo que visa à sensibilização, à conscientização crítica, à organização e à mobilização da sociedade como um todo, na busca de uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de risco.
Diretrizes Específicas:
Sensibilizar, motivar e mobilizar os vários segmentos da Igreja e da sociedade e do poder público, para posturas e ações efetivas em favor dos direitos das crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Estimular o trabalho de base, dentro da linha comunitária, em vista de uma democracia participativa.
Incentivar relações de amor, da participação e da integração entre crianças e adolescentes, famílias, Educadores e comunidade em geral.
Desenvolver ações capazes de apontar caminhos a serem assumidos pela família, sociedade, e poder público e privado.
Denunciar toda forma de negligência e violência contra a criança e adolescentes.
Estimular um processo que vise à conscientização da sociedade na busca da efetivação dos direitos de criança e adolescentes.
Atividades Permanentes:
Reunião da Equipe Diocesana.
Encontro de Área Episcopal com representantes de cada Paróquia para formação de Agentes e em trabalho conjunto com outras pastorais.
Assembleias.
Prioridades:
Fortalecimento e atuação política nos Conselhos através do engajamento de membros da Pastoral do Menor.
Articulação nas Paróquias.
Formação.
Militância do ECA e promover o protagonismo da crianças e dos Adolescentes.
Responsáveis: Dielen Freitas Pereira -Cametá – (91) 993128669
Rosimeire M. Trindade – Igarapé Miri – (91) 991212534
Mauro Sergio da S. Moraes – Tucurui – (94) 981807717
Ir. Enilza Pimentel – Pacajá – (91) 991440409
E-mail: [email protected]