Neste ano de 2022 os padres e diáconos transitórios da Diocese de Cametá se encontraram entre os dias 19 a 23 para o Retiro anual do Clero, com o tema “Vocação Presbiteral: Graça e Missão”, tendo como Pregador o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus Dom José Albuquerque. O mesmo ocorreu na Casa de Retiro Monte Tabor da Comunidade Sementes do Verbo em Icoaraci, distrito de Belém, capital paraense.
O retiro é sempre um momento oportuno de encontro, tanto com os irmãos Presbíteros espalhados pelo vasto território da Diocese de Cametá, como também, encontro com Deus na oração e consigo mesmo nas reflexões. Como afirmou o pregador em suas palavras introdutórias: “Retiro é tempo de graça, tempo de voltar ao primeiro amor. Retiro é subir ao monte para nos encontrarmos com o ressuscitado”. Em meio as muitas tarefas e ocupações que temos em nossas paróquias e em meio as agitações e distrações do dia a dia, reforçou o bispo pregador que o “retiro é uma experiência do encontro com o Pai em Jesus”. Assim, ele é muito mais que uma obrigação, mas uma necessidade que o presbítero tem de se encontrar mais intimamente com a Palavra, no silêncio meditativo e na profunda intimidade com a eucaristia a qual dá sentido ao ministério que exerce. As meditações realizadas nos colocaram atentos ao chamado que o Senhor nos faz para vivermos nossa vocação na Graça e na missão. Ao longo desses dias foram desenvolvidas seis meditações: Chamados a amar, chamados a escutar, chamados a servir, chamados a perdoar, chamados a caminhar juntos e chamados a esperançar.
Todas as meditações foram sempre fundamentadas nos textos bíblicos e nos documentos do magistério, em especial, as encíclicas e mensagens do Papa Francisco. Proporcionando a todos o aprofundamento do seu ministério alicerçados na inquietante palavra de Deus e nas palavras provocadoras do Papa Francisco.
Ao longo das meditações o pregador nos levou ao encontro com nossa história vocacional e pessoas que fizeram parte desse caminho que fizemos na direção do Cristo. Fomos provocados pela pergunta: “Quem me apontou Jesus?”. “Jesus passa em nossas vidas e não podemos perder a oportunidade do encontro”, ressaltou Dom José.
Outro momento forte do retiro foi o encontro com a misericórdia de Deus no Sacramento da Penitência. Todos os cristãos especialmente os Presbíteros são chamados a perdoar. O presbítero é o ministro da reconciliação, por isso, todos os padres devem também fazer a experiência do reconhecimento de seus pecados e pedir perdão, também ser sensível para com todos aqueles que recorrem ao sacramento da confissão. No encontro com o senhor misericordioso se reencontra a paz e nos sentimos amparados e com ânimo seguir o caminho. O pecado jamais será maior do que a graça de Deus!
Ao término de mais um retiro, como os discípulos de Emaús Lc 24, 13ss desejamos voltar para nossas paróquias com o coração ardendo, revigorados e animados para anunciar a todos: “Vimos o Senhor!”
Pe. Sandro Giovani