Diocese de Cametá

Novamente os padres tiveram a oportunidade de renovar o compromisso ministerial durante os dias de retiro em Igarapé-Miri.

Entre os dias 11 e 14 de março aconteceu o retiro anual dos padres da Diocese de Cametá, o exercício espiritual anual ocorreu na Comunidade Santa Bárbara- Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizado na Vila Maiauatá- Igarapé Miri. Neste ano, Pe. Flávio Marques Colins, Presbítero da Arquidiocese de São Luis-Maranhão, mestre em Exegese bíblica conduziu o retiro dos padres. Natural de Rosário-MA, além da função de Reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, é professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

Como caminho para o retiro, a pregação do Pe. Flávio teve como base as Sagrada Escritura, partindo do simbolismo da montanha e do deserto onde a Palavra de Deus tem a centralidade, uma vez que o retiro é um tempo de escuta mais atenta aos apelos de Deus. “retirar-se do cotidiano para subir a montanha com Jesus e com ele, entrar no deserto. Somos convidados a essa experiência vivida à beira do Rio Murutipucú. Na montanha, Jesus teve uma noite de amor com o Pai, noite fecunda, pois ao amanhecer “chamou os que ele quis para estarem com ele, e os enviar em missão” disse o pregador introduzindo suas meditações. Colocando em destaque Marta e Maria, os discípulos, Jó, a mulher Cananeia e a parábola do Pai Misericordioso, Pe. Colins foi nos introduzindo no mistério do chamado, da aliança e da provação. Porém o centro da reflexão esteve em torno do “Mistério da Eleição”. Como os discípulos, os presbíteros nasceram de uma “noite de amor”, dimensão esponsal do seguimento de Jesus. Escolhidos, associados a vida de Jesus, mas também as suas provações, pois nas provas mais duras, Deus mostra o seu poder.

As reflexões proporcionaram aos padres uma ocasião para revisitar as motivações para o exercício do ministério, além de ser momento de renovação espiritual. Pe. Raimundo Nonato Martins, Vigário Geral, destacou: “devemos dar graças a Deus, o tempo do retiro anual chegou, e com ele a oportunidade de revisarmos a nossa vida e missão como presbíteros. O retiro é uma graça da qual somos chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à cada um de nós”.

Com um pouco mais de quatro meses de ordenação presbiteral, padre Willian deixa suas impressões sobre a oportunidade de participar do retiro do clero pela primeira vez: “Nestes primeiros meses de meu ministério Sacerdotal, a experiência vivida é única, especialmente neste meu primeiro retiro que participo como presbítero, viver a experiência da acolhida fraterna no presbitério da diocese de Cametá desde o vínculo divino que nos une, pois é o próprio Cristo que nos chama a partilhar de sua missão dada a cada presbítero. A experiência do retiro, subir a montanha e caminhar no deserto com o senhor, e ter a segurança que ele não nos abandona na missão que realizamos, sendo apenas mero instrumento nas mãos de Deus. Mas uma coisa é fundamental no retiro, se entregar nas mãos do amoroso Deus, nos garantindo retornar a missão fortalecidos para realizar a obra redentora”.

Como avaliação geral do retiro, padre Sandro Giovani aponta satisfação ressaltou que: “Iniciamos o Retiro deste ano sob duas perspectivas: subida e descida. Fomos motivamos a subirmos ao monte para orarmos, a exemplo de Jesus, e estabelecer com ele uma perfeita comunhão de amor. Foi o Senhor Jesus que após um momento de oração chamou seus discípulos, e também nos chamou para estarmos com ele e fazermos a experiência de sermos seus discípulos gerados por seu amor. A outra perspectiva é de descermos para o Deserto, visto como o lugar do encontro consigo mesmo, mas também o lugar de nos depararmos com as tentações e provações. No exercício da escuta atenta da palavra e deixando-se conduzir por ela se poderá vencer as tentações e superar as provações. Portanto, o retiro é esse momento privilegiado de encontro com o Senhor , consigo mesmo e com os irmãos. Refazendo-se espiritualmente , para continuar com alegria a missão que a nós, presbíteros, foi confiada”.

O retiro contou com a participação de 30 padres e o Bispo Diocesano, Dom Ivanildo Oliveira.

Ás 18h ocorreu a missa na Catedral de São João Batista. Na Homilia Dom Ivanildo reforçou que é necessário ouvir o Espírito Santo, os óleos do Catecúmeno, Crisma e Enfermo nos ajudem a continuar respondendo os propósitos de Deus.
Neste dia das renovações das promessas sacerdotais pecamos a Deus portanto que Deus nos dê força e coragem para estar em comunhão.Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.