Diocese de Cametá

   A Diocese de Cametá (PA) realizou nos dias 18 e 19 de maio de 2024, na Chácara Pe. Joaquim – Tucuruí (PA) o 2° Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM) com o tema: Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: por uma comunicação plenamente humana.

  O encontro reuniu agentes da PASCOM das Áreas Episcopais que compõem a diocese, representando suas paróquias e buscando conhecimento a respeito deste tema que já está presente nos meios de comunicação e sendo debatido pelas Igrejas e por diversos estudiosos. Assim, nos dois dias desse importante encontro, houve muito momento de espiritualidade, debate e troca de saberes.

   No primeiro dia (18) o convidado para assessorar sobre o tema: Inteligência Artificial (IA) foi o prezado Pablo Costa – Gerente Geral do Sistema Floresta de Comunicação, o mesmo em sua palestra despertou nos agentes o desejo de buscar conhecer sobre a Inteligência Artificial, os desafios e consequências de seu uso e o quanto que a IA já está presente na vida de cada um e no mundo. Ao longo de sua palestra, explorou-se o papel da Inteligência Artificial na Comunicação, suas aplicações e benefícios, bem como os desafios e considerações éticas envolvidas. O assessor também reforçou que a IA pode ser uma ferramenta poderosa a serviço da Pastoral da Comunicação, desde que usada de forma responsável.

   Ao longo do dia, também houve palestras assessoradas pelo coordenador de área Joaquim Thiago (Área São Marcos) e Lucas Redig (Coordenador Diocesano da PASCOM) onde se foi abordado os Eixos que regem a PASCOM (Formação, Articulação, Espiritualidade e Produção), suas importâncias dentro dessa Pastoral.

   Ao segundo e último dia (19) foi abordado o tema do 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais – Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: por uma comunicação plenamente humana, assessorado pelo Pe. Denes Lima (Assessor da PASCOM), onde o mesmo fez um estudo da carta publicada pelo Papa Francisco em comemoração ao dia das Comunicações Sociais, assim, Pe. Denes ressaltou que apesar de a IA ser um grande avanço tecnológico para o mundo e para a Igreja, se deve sempre agir com o coração de forma humana, saber sentir e ver aquilo que as máquinas não podem sentir, aquilo que está dentro do coração. Que a Pastoral da Comunicação deve sempre se fortalecer da sabedoria do Cristo, dos ensinamentos que Deus colocou no coração de cada agente e assim transmitir esses ensinamentos ao mundo, que apesar das máquinas ajudarem a realizarem serviços, é o ser humano quem a comanda e isso não deve se tornar o oposto, o homem ainda é superior às máquinas, como Deus é superior ao homem.   

   Dom Ivanildo Oliveira (Bispo Diocesano de Cametá),  também fez-se presente neste encontro para ressaltar a importância e o valor que a Pastoral da Comunicação tem na Diocese de Cametá, bem como nas Paróquias em que a mesma está inserida, a qual precisa de agentes para o anúncio das boas novas de Cristo e desejou a todos(as) grandes bênçãos para seguir comunicando e anunciando o Evangelho com sabedoria ao mundo inteiro.a

Previous slide
Next slide

PASCOM Diocesana