Nasceu no dia 25 de março de 1972, em Arame (MA). Filho de Luis Lucena Almeida (in memorian) e Maria Aldeci Matias Oliveira Almeida. Entrou no Seminário Maior Santo Antônio, em São Luís (MA), no ano de 1994. Concluiu a faculdade de Filosofia em 1997 e, em 2001, terminou a Teologia, ambas as formações no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão-IESMA. A ordenação presbiteral foi no dia 22 de dezembro de 2001. Até 2008, atuou em paróquias da diocese de Imperatriz, quando foi cursar mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.
Em 2011, foi nomeado reitor do Seminário Maior Bom Pastor, na Diocese de Imperatriz. Em 2012, começou a lecionar Direito Canônico no IESMA. Em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Foi diretor geral do Instituto no qual estudou e é professor.
Foi nomeado pelo Papa Francisco, em abril (12/04) deste ano, bispo da Diocese de Cametá, no Pará. E no dia 17/06, sábado, na cidade sede da diocese de Imperatriz, ocorreu a cerimônia de ordenação de Dom Ivanildo Oliveira Almeida. A missa de ordenação aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Fátima, tendo sido presidida por Dom Vilsom Basso scj, bispo da Diocese de Imperatriz. Foram bispos co-sagrantes, o presidente do Regional NE5, Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Imperatriz. No dia 08 de julho de 2023, foi empossado como o 3º bispo diocesano da Diocese de Cametá.