Diocese de Cametá

58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

No dia 12/04, segunda-feira, o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro iniciou às 8hs, no horário de Brasília. No primeiro dia os bispos tiveram um momento com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Esta é a primeira assembleia que ele está participando.

O encontro está ocorrendo, pela primeira vez na história, de forma virtual, um desafio imposto pelo contexto da pandemia da Covid-19, e que exige aprendizado de ferramentas e suporte técnico que se fazem necessários no início dessa experiência nova.

O tema central da assembleia refere-se ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

A assembleia está seguindo a mesma estrutura da assembleia presencial, com missas, reuniões gerais e regionais, retiro, coletiva de imprensa, estudos e reflexões em torno do tema central e apresentações de relatórios.

No dia, 13/04 , Dom Altevir, enviou sua contribuição para as reflexões acerca do tema central: “ Deus ilumine nossa Assembleia, que o Espírito Santo aponte novos caminhos rumo à verdadeira Comunhão, entre nós irmãos bispos e de maneira especial com a centralidade da Palavra de Deus. Neste sentido venho reforçar o pedido de que ao desenvolver o tema central, seja dado a devida importância aos CÍRCULOS BÍBLICOS, pois estes por sua vez, formam, sustentam, inclusive despertam a consciência de nossas comunidades, a partir da realidade na qual nos encontramos. A leitura orante tem sua importância, mas os CÍRCULOS BÍBLICOS são a marca das Comunidades Cristãs da Igreja Católica no Brasil. Na Diocese de Cametá, celebramos em 2019, com a presença de quase duas mil pessoas, os 50 anos das Comunidades Cristãs (nome dado às CEBs) nesta Diocese. E durante estes 50 anos quem de fato sustentou para manter a centralidade da Palavra, foram os CIRCULOS BÍBLICOS”.

Os bispos estarão reunidos até sexta-feira, 16 de abril, por meio da plataforma Zoom.

 

PASCOM DIOCESANA