Diocese de Cametá

Foto: Diác. Irlas Soares das Virgens 

  Durante os dias 25 a 27 de junho aconteceu no Seminário Menor Padre Josimo o primeiro Acompanhamento Vocacional presencial de 2021. 

   Após as festas em honra ao Glorioso São João Batista e ainda movidos pelas alegrias deste tempo de graça para nossa querida cidade de Cametá e também para toda nossa Diocese, realizamos o Acompanhamento Vocacional com o Tema: “São José, o sonho da vocação”, inspirado na mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e o Lema: “José, filho de Davi, não temas” (Mt 1,20). 

   Nosso encontro teve como abertura, na noite do dia 25 (sexta-feira), a Celebração da Palavra, presidida pelo Diácono Irlas das Virgens, reitor do Seminário Menor Padre Josimo, realizada na CC N. Sra. do Perpétuo Socorro, que iniciava seu Tríduo em honra à sua Padroeira.  

   No dia 26 (sábado) realizamos as conferências destacando a vocação como um sonho que se sonha junto: o sonho de Deus, o sonho do vocacionado e o sonho da Igreja, unem-se num único sonho, o sonho da VIDA. Nesta dinâmica nunca sonhamos sós, pois por trás de nossos maiores sonhos Deus está a nos inspirar e através de nossas vidas Ele realiza grandes obras: Ele renova vidas e nos renova também. 

   Durante a noite realizamos o Arraial Vocacional, com a presença de nossos Benfeitores, dos membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV), dos familiares dos seminaristas, e a representação do Seminário Maior nas pessoas dos seminaristas Arleson, Diego e Claudmilson. Estiveram conosco também o Padre Denes Lima, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, e o Padre Joaquim Bonifácio, Pároco da Paróquia São José das Ilhas, prestigiando nossa festa. Um momento de grande diversão com fogos, comida, sorteios, quadrilha, bingo e bastante alegria. Tivemos ainda a apresentação do cartaz do Encontro Vocacional 2021 que terá como Tema: “Cristo nos salva e nos envia” e o Lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24), conforme a Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB. 

  No dia 27, o Seminarista Arleson fez a apresentação das dimensões da formação presbiteral, em seguida celebramos a Missa de encerramento presidida por Dom Altevir. Em suas palavras, a partir do Evangelho, nos exortou a estamos sempre com Jesus, não apenas do lado dele, sem perceber o que se passa, mas com Jesus, atentos às necessidades dos que mais sofrem. Esta celebração marcou também a pausa do período formativo deste primeiro semestre e o retorno dos seminaristas às suas famílias, tempo de ouvir os pais e aprender com eles, como aconselhou Dom Altevir. 

   Felizes por todo bem que o Senhor nos concedeu durante estes dias entregamos nas mãos da Virgem Maria, a Mãe das Vocações, os jovens que se dispuseram estar conosco: Liquison Maciel Pantoja, da Comunidade N. Sra. do Livramento – Maú, Paróquia N. Sra. do Carmo e São Benedito (Vila de Carapajó) e Raimundo Lopes Alves, da Vila do Carmo, Paróquia N. Sra. do Carmo. 

   Somos gratos pela contribuição de cada um que, por meio das orações, das doações e do serviço prestado, nos ajudaram durante todo este semestre e fizeram com que nosso Acompanhamento Vocacional e nossa festa acontecessem. Deus lhes conceda abundantes graças, vos abençoe e vos proteja! 

Diácono Irlas Soares das Virgens  

Foto: Diác. Irlas Soares das Virgens 

Foto: Diác. Irlas Soares das Virgens