Diocese de Cametá

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio…”

 

Querido povo de Deus, estimadas lideranças leigas, religiosos (as), diáconos e padres de nossa Diocese de Cametá, dirijo-me a vocês com o coração envolvido pelos apelos deste tempo quaresmal, que nos chama a um mergulhar nas profundezas de nosso ser, pelas vias da humildade, a qual nos leva a reconhecer nossas falhas, como convite a mudar de vida, e ainda a perceber os dons concedidos por Deus para colocar a serviço da Comunidade.

Além disso, no próximo dia 19 de março, celebraremos São José, com muito fervor e compromisso de vivencia de suas virtudes, pois aos 08 de dezembro de 2020 o Papa Francisco, pela Carta Apostólica “PATRIS CORDE” = “COM CORAÇÃO DE PAI”, convocou toda a Igreja para o “ANO DE SÃO JOSÉ”, em comemoração pelos 150 anos do Decreto “Quemadmodum Deus”, do Papa Pio IX de 08 de dezembro de 1870, com o qual São José foi declarado Padroeiro Universal da Igreja Católica.

Nesse sentido, temos muitas possibilidades de, em meio aos sofrimentos sentidos pela pandemia da Covid-19, nos dedicarmos mais à oração, tendo tão poderoso intercessor, e também nos tornarmos mais solidários, sendo pessoas, a exemplo de São José, capazes de “transformar um problema numa oportunidade, antepondo sempre a sua confiança na Providência”, conforme nos afirma a “Patris Corde”.

Este Ano de São José se estenderá até 08 de dezembro de 2021. Por isso, animo a todas as nossas Paróquias e cada Comunidade Cristã a aprofundar cada vez mais nossa devoção a São José, através de orações, de estudos sobre a vida deste santo, à luz da Palavra de Deus, da leitura da Carta do Papa e, principalmente, olharmos o bonito e honesto coração cheio de criatividade do homem simples chamado José.

Que este Santo Guardião de nossa Igreja e famílias, que cuidou de Jesus e Maria, vele pelo mundo, sedento de saúde e paz. Não deixemos passar a graça deste Ano Santo para nós!

Abençoado Ano de São José para todo o povo de Deus da Diocese de Cametá, com a bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo!

 
 

Cametá-PA, 17 de março de 2021.

Dom José Altevir da Silva, CSSp

Bispo Diocesano de Cametá