Diocese de Cametá

Foto: Agnes Miranda Silva

   A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Oeiras do Pará, sediou o primeiro encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2022 da Área São Lucas, realizado entre os dias 17 e 19 deste mês. O evento mobilizou lideranças das cinco paróquias que compõem esta divisão episcopal e contou com a participação de quatro dos cinco párocos que a representam.

   Construído a partir da estratégia metodológica sintetizada nos eixos ver/escutar, discernir e agir, o encontro possibilitou uma leitura das dinâmicas que configuram o atual cenário da educação, no Brasil e na região Tocantina, e das condições de envolvimento de agentes e organismos da Diocese na construção de processos educativos.

   Com olhos atentos à prática educativa de um Jesus que fala com autoridade e ensina com amor, os sujeitos multiplicadores envolvidos na formação apontaram um conjunto de proposições a serem discutidas e, assim desejamos, implementadas durante a Campanha e para além dela, tendo em vista o fortalecimento da educação no campo de incidência pastoral da Igreja.

   Padre Francinaldo dos Santos, pároco da paróquia de São João Batista (Cametá) e Vigário Episcopal da Área São Lucas, garantiu que as propostas aprovadas ao final do encontro serão encaminhadas para os espaços de decisão pastoral da Diocese, depois de examinadas por um grupo de trabalho a ser convocado para este fim.

   Na avaliação do padre Sandro Giovani, coordenador diocesano de pastoral, o resultado do evento aponta caminhos importantes para o desenvolvimento de uma educação libertadora, conforme defende a Igreja. O desafio “é colocar essas proposições em prática”, adverte.               

 Escrito por: Isaac Fonseca Araújo

Foto: Agnes Miranda Silva
Foto: Agnes Miranda Silva
Foto: Agnes Miranda Silva