Diocese de Cametá

“Somos todos discípulos missionários em saída”

   “A sinodalidade eclesial é sinal de corresponsabilidade de todo o povo de Deus na construção do seu Reino” (Documento para o Caminho nº 70). Animados por este espírito de comunhão como Igreja Católica Apostólica Romana, na América Latina e Caribe, somos chamados a construirmos juntos este caminho em direção à Primeira Assembleia Eclesial de nosso continente latinoamericano.

   Como povo de Deus, a Diocese de Cametá se dispõe a trilhar este caminho em comunhão com o Papa Francisco, que nos encoraja dizendo: “Quero estar convosco neste momento e na preparação até novembro… É a primeira vez que isto se faz. Acompanhovos com minhas orações e bons votos, avançai com coragem!”

   A Assembleia acontecerá em duas modalidades, presencial e virtual. Sua fase presencial será de 22 a 27 de novembro de 2021, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e de maneira simultânea em diversos espaços de toda a região.

Este evento ocorrerá mediante alguns acontecimentos:

  • 14 anos da última Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano (V Conferência de Aparecida 2007). E o Papa Francisco afirma que Aparecida, ainda tem muito a nos ensinar. O Pontífice, procurado pelo CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano) para falar sobre uma possível VI Conferência Geral, recomendou que se fizesse uma Assembleia Eclesial, pois não participariam apenas os Bispos, como é de práxis nas Conferências, mas incluiria a participação de todo o Povo de Deus, Leigos e Leigas, Religiosos (as), Diáconos, Seminaristas, Vocacionadas à Vida Religiosa, Padres, Bispos, enfim, viveríamos um verdadeiro processo sinodal.
  • Em 2031 acontecerá a grande celebração dos 500 anos da última aparição (12/12/1531) da Virgem de Guadalupe ao indígena Juan Diego.
  • Em 2033, a grande celebração dos 2000 anos do Evento Redentor de Jesus Cristo. A Assembleia Eclesial, vai nos ajudar a perceber os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco. 

O que almeja a Assembleia Eclesial?

  • Ser um evento de chave sinodal, e não apenas episcopal;
  • Fazer uma releitura do Documento de Aparecida, dando ênfase para a missão; Reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latinoamericano e do Caribe, ligando ao magistério latinoAmericano do Papa Francisco, ressaltando três marcos: de Medelín à Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, da Querida Amazônia ao Jubileu Guadalupano e da Redenção, em 2031 e 2033.

Caminho a percorrer:

   Parecido com o mesmo que fizemos em preparação ao Sínodo para Amazônia, através de ESCUTAS, no Brasil foi constituída uma equipe de 14 pessoas para nos ajudar nos encaminhamentos. Mas ficou sob a responsabilidade de cada Diocese para organizar as ESCUTAS e enviar para o CELAM, dentro do prazo estipulado. Para maiores informações, visitem os sites:

https://asambleaeclesial.lat
https://assembleiaeclesial.com.br

Material produzido:

   O CELAM preparou dois subsídios: “DOCUMENTO PARA O CAMINHO” e “GUIA METODOLÓGICO”, ambos se encontram disponíveis nos sites supracitados.

Encaminhamentos:

  1. Dia 12/05/2021 foi instituída oficialmente a EQUIPE DIOCESANA DE FORMAÇÃO, composta por oito pessoas, envolvendo leigos, diáconos, religiosos, padres.
  2. Que as áreas episcopais, paróquias, através de seus legítimos representantes, procurem manter contato com esta Equipe, a princípio, através do coordenador diocesano de pastoral, que em breve escolherá alguém para coordenar a referida Equipe.
  3. Temos várias demandas a serem encaminhadas e assumidas por todos, neste processo sinodal e comunhão na Diocese de Cametá:
  • Sensibilização no processo de criação dos CONSELHOS MISSIONÁRIOS, através de pequenos vídeos e preparação de subsídios;
  • Foi formada uma EQUIPE DIOCESANA, CHAMADA DE MULTIPLICADORES DO SÍNODO PARA A AMAZÔNIA. A equipe já está atuando e fazendo um belíssimo trabalho junto à REPAM. De fato, o Grupo é muito digno de representar a Diocese de Cametá nas reuniões para as quais a equipe é chamada. O primeiro trabalho da Equipe foi a partir destas duas perguntas: a) que ações foram realizadas, inspiradas pelo Documento Final do Sínodo e seguindo a Exortação Apostólica Querida Amazônia? b) Em sintonia com os diversos tipos de “conversão” (Doc Final) e Sonhos (Querida Amazônia) quais são outras iniciativas imprescindíveis para responder aos apelos da realidade da Amazônia e de seus Povos? A equipe apresentou algo fantástico, a partir de toda caminhada feita pela Diocese, desde os questionários, passando pelos estudos dos Documentos, mostrando o compromisso das nossas Paróquias com o Sínodo. Oportunamente tudo isso será partilhado com todos;
  • A Equipe tem a incumbência de levar a cabo a continuidade do processo de realização da 4ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS. Para isto existem passos e prazos determinados;
  • Entra no rol das demandas pastorais a PRIMEIRA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE.

   Que cresça cada vez mais em nossa Diocese o sentido de pertença, a visão de uma pastoral de conjunto, a comunhão fraterna, o compromisso com as lutas do povo em defesa da vida e da nossa Casa Comum. Deus abençoe a todos.

CametáPa, na Festa de Nossa Senhora de Fátima de 2021.
Que a Virgem de Fátima interceda por nós!


Dom José Altevir da Silva, CSSp

Bispo da Diocese de Cametá PA

Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe