Diocese de Cametá

   Querido Povo de Deus da Diocese de Cametá, Paz e Bênção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo! Inicia-se hoje o período da Quaresma tempo oportuno para o exercício da reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. Tempo para transformar nossos corações num lugar onde Deus possa habitar. Jesus disse: “Se alguém me ama, obedecerá a minha Palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele” (cf Jo 14, 23).

   Amados irmãos e irmãs, a Quaresma, não tem fim em si mesma, ela nos aponta o caminho que nos leva ao mistério salvífico. Neste período de 40 dias, a Igreja nos convida para a preparação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

   É tempo de rezar, jejuar, perdoar, e oferecer ajuda aos que mais necessitam (JEJUM, ORAÇÃO E CARIDADE).

   O jejum, é muito mais do que deixar de comer carne, ou outro tipo de alimento. Deve ser uma consciência, a ponto de criar uma mentalidade solidária capaz de reconhecer a dor, o sofrimento das pessoas que passam fome e se importar com eles.

   A oração deve ser o encontro pessoal com Jesus Cristo, um despertar da espiritualidade encarnada. “Busquem o Senhor enquanto é possível encontrá-lo; clamem por Ele enquanto está perto” (Is 55, 6).

   A caridade que não é simples esmola daquilo que sobra. Precisa ser um gesto concreto que transforma vidas, que garanta a dignidade e a justiça.

   Sejamos pessoas comprometidas em fazer o bem. Como nos exorta o Papa Francisco em sua mensagem para este tempo quaresmal, a partir da Carta de São Paulo aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a).

   A salvação é o bem maior. “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 5,2). Lutemos para salvar a vida em toda sua dimensão; lutemos para salvar o meio ambiente; para salvar os territórios, as culturas; lutemos para salvar a nossa Casa Comum.

   A conversão diária é algo intrínseco aos exercícios quaresmais, por isso queridos irmãos e irmãs, transformemos nossas vidas, num espaço onde Deus possa morar.

   Rezemos pela paz no mundo e pela a conversão dos pecadores!

   Desejo a todos uma santa e frutífera Quaresma!

   Deus abençoe nossa amada Diocese de Cametá.

   Dom José Altevir da Silva, CSSp
   Bispo da Diocese de Cametá – PA

   Guajará-AM, 02 de março de 2022

QUARESMA – Caminho de Conversão que nos conduz à Páscoa do Senhor.