Diocese de Cametá

O diaconato é o primeiro grau da Ordem. O diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente na Liturgia, na Palavra e na Caridade. A Diocese de Cametá viveu esta emoção em dobro no sexto dia da oitava de Páscoa já que celebrou a ordenação de dois novos diáconos.

Os Jovens Adevando Nascimento do Nascimento, filho de Osmar Pinheiro Nascimento e Ademarina Nascimento do Nascimento, é natural de Tailândia, estado do Pará – Paróquia São Sebastião / Breu Branco e Rodrigo Silva da Cruz, filho de Francisco Ferreira da Cruz e Maria Lindalva da Silva, é natural de Novo Repartimento, estado do Pará, Paróquia São Francisco de Assis – Novo Repartimento.

“Fazei-vos Servos uns dos outros” (Gl 5,13) foi o lema escolhido pelos irmãos Adevando e Rodrigo para celebração e ministério diaconal que os mesmos começaram, a partir de ontem, 05 de abril de 2024.

A missa de ordenação ocorreu, às 17h, na Catedral de São João Batista. Presidida por Dom Ivanildo Oliveira Almeida, Bispo Diocesano de Cametá, de quem pela imposição das mãos e oração consecratória, tornaram-se diáconos da Igreja, para o serviço do Povo de Deus.

Com a celebração, os neo diáconos terminam um ciclo e iniciam um novo, rumo ao segundo grau da ordem, já que são diáconos transitórios até a ordenação presbiteral, em data ainda não definida. Antes da ordenação, os dois diáconos tiveram tríduo vocacional celebrado na Catedral de São João Batista.

O Diácono Adevando Nascimento exercerá o tempo do seu serviço diaconal na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Baião, enquanto o Diácono Rodrigo Cruz servirá a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Tucuruí, onde já estava antes como seminarista.

Dom Ivanildo pontuou em sua fala a condição do Diaconato e do serviço com alegria tanto a Deus como aos seres humanos: “exortar e instruir na sagrada doutrina, não só os não-crentes, como também os fiéis, poderá ainda presidir às orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar os Matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias”. Evidenciou na homilia que “o Senhor vos deu o exemplo para que, assim como ele fez, façais também vós”.

Desejamos que os Diáconos Adevando e Rodrigo, como ministros da Igreja, sejam muito felizes em seus ministérios, sendo fiéis à Igreja, seguindo os caminhos do Mestre Jesus, servindo pelo amor, e levando a luz de Jesus.

Previous slide
Next slide