Diocese de Cametá

Todos os anos, a Diocese de Cametá realiza o Encontro para os profissionais que trabalham nas secretarias paroquiais. Este ano o evento  ocorreu na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Baião. Após dois anos sem acontecer por motivo da pandemia do corona vírus, o mesmo foi retomado com uma pauta bastante intensa.

   No primeiro dia (28/09) às 18h ocorreu a abertura conduzida pela paróquia que sediou. Na celebração inicial foi destacado que a “Secretaria Paroquial é um espaço não apenas de administração, mas sobretudo de evangelização e acolhida. Nesse sentido, os colaboradores assumem também a missão de evangelizar tornando a Paróquia um lugar de acolhida e fraternidade”. Após foi realizado um momento de partilha onde os participantes tiveram a oportunidade de socializar as dificuldades e desafios deste período, mas também expuseram as soluções e avanços alcançados.

  No segundo dia (29/09) no período da manhã iniciou com as Laudes da Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael conduzida pela Área Episcopal São Lucas. Após o Pe. Denes Lima abordou o tema Sacramentos a partir do Código de Direito Canônico e das orientações do Diretório Pastoral da Diocese de Cametá. Na ocasião foram levantadas várias situações que fogem a regra geral e que precisam ser olhadas com atenção e misericórdia.

   A Tarde o sr. Leonardo Sanches explanou conceitos básicos da Contabilidade, questões práticas e a aplicação do Sistema Cúria Online (financeiro). Em seguida a Sra. Francicleide Freitas destacou em sua fala algumas normas importantes para elaboração de correspondências oficiais. Além de ser um momento formativo, o encontro também celebrou uma rica troca de experiências entre as pessoas envolvidas com os serviços de secretariado. Também buscou desenvolver e aprimorar questões relacionadas ao dia-a-dia das (os) secretarias (os) e alinhá-las (os) às questões pastorais, administrativas e financeiras.

   O dia foi finalizado com a oração do Terço Mariano conduzido pela Área Maria Mãe dos Povos.

   No terceiro e último dia (30/09), a oração foi conduzida pela Área São Paulo, em seguida, foi a vez da assessora jurídica Dayane Sena, que na ocasião abordou documentos necessários para regularização patrimonial. Posteriormente a Sra. Maria Liduina Fonseca tratou de questões práticas sobre o preenchimento dos instrumentais pastorais do sistema Cúria Online, dando ênfase ao sacramento do Batismo e Matrimônio.

   Após foi servido um almoço e proporcionado uma tarde de lazer para os presentes em um balneário local.

   Às 19h, ocorreu na Igreja Matriz a Missa de Encerramento e Ação de graças pelo dia da (o) Secretária (a) presidida pelo Pe. Denes. Onde os participantes foram parabenizados pela missão que desempenham. Após a missa, a paróquia ofereceu um jantar acompanhado com uma boa música ao vivo.

   No dia da(o) Secretária(o) o Vigário Geral da Diocese de Cametá, Pe. Raimundo Nonato Martins, enviou uma Carta em que afirmou: “ a secretaria de uma paroquia é lugar do anúncio do Evangelho, ninguém que venha até nós deve ficar sem resposta naquilo que vem buscar” e foi  com este intuito de qualificar e orientar os colaboradores que atuam nas diversas paróquias da Diocese que o encontro foi idealizado.  Concluiu sua mensagem dizendo: “No dia a vocês dedicado, agradecemos a Deus pelo dom da vida de cada um (a), por gastarem parte dela e de seu tempo a serviço de Deus, na Igreja, através do secretariado paroquial. Que não lhes faltem a capacidade de acolhida e de serviço, manifestada em atitudes e ações que possibilitem realizar um trabalho diferenciado, na perspectiva do serviço do Reino de Deus.”

  Foi em clima de muita descontração, alegria do encontro e vontade de se aperfeiçoar que aconteceu o XVII Encontro diocesano para secretárias e secretários paroquiais. O próximo encontro tratará de questões sobre: Secretariado, Arquivologia, Relações Humanas, Elaboração/Prestação de Contas de Projetos e relatórios voltados para o CEBAS. 

Texto: Francicleide Freitas 

Fotos: Agnes Miranda