Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, nasceu em Navarra, na Espanha, em 06 de janeiro de 1952 em Valtiere Navarra, na Espanha. Seus pais Santiago Cizaurre e Maria Berdonces Nazarro, estudou em Olabierra, Guipúzcoa, na Espanha.

No ano de 1964, entrou no seminário Menor de Martutene, fez sua profissão religiosa em 10 de setembro de 1972, em Monachil (Granada – Espanha) na ordem dos Agostinianos Recoletos. No período de 1972 a 1976, realizou seus estudos de Teologia, no seminário Nossa Senhora do Bom Concelho, em Granada, onde recebeu o título de bacharel em Teologia.

Sua ordenação sacerdotal aconteceu dia 26 de julho de 1976, no ano de 1968 a 1971, realizou seus estudos de Filosofia no Seminário Santa Rita, em San Sebastian.

Em janeiro de 1972, chega ao Brasil e foi ser missionário na Ilha de Marajó no Estado do Pará, durante 13 anos, foi Vigário paroquial em Portel, pároco em Afuá, Vigário Paroquial em Salvaterra, Superior de Missões e Reitor do Seminário de Soure. Foi formador dos seminaristas Agostinianos Recoletos em São Paulo, no período de 1990 a 1994. Ocupou os cargos de Superior e Pároco na Comunidade de São José de Que luz, em Belém do Pará de 1994 a 1997. Foi, ainda, Superior Maior da Província Santo Tomás de Vilanova, no Brasil.

Foi nomeado Bispo prelatício da Prelazia de Cametá, pelo então Papa João Paulo II, na data de 23 de fevereiro do ano de 2000, sua ordenação Episcopal aconteceu em Cametá, na data de 07 de maio de 2000, na Igreja Matriz de São João Batista e empossado como 3º Bispo Prelado da Prelazia de Cametá. No dia 05 de maio de 2013 foi nomeado como 1º Bispo Diocesano da Diocese de Cametá. No dia 17 de agosto de 2016, Dom Jesus Maria, é transferido para Diocese de Bragança do Pará.

Brasão_Prelazia.jpg