Dom José Altevir da Silva, CSSp

Nascido no dia 30 de setembro de 1962, em de Guajará (AM), iniciou a caminhada com os missionários espiritanos em 1980, sendo o primeiro seminarista em Cruzeiro do Sul (AC), dando início o Seminário Espiritano na cidade. Os estudos filosóficos foram iniciados em Manaus e concluídos na PUC – MG. Fez noviciado em Ceilândia (DF), no ano de 1986. Já em 1987 iniciou os estudos teológicos. Fez os votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo, em 1989, em São Paulo. Fez estágio missionário na Nigéria, West África, por um período de dois anos.

Foi ordenado presbítero em 1992, em Cruzeiro do Sul (AC). Em 1993, estudou Psicologia na PUC – MG e foi vigário paroquial na Paróquia Divino Espírito Santo, em Contagem (MG). De 1994 a 1998 foi vigário na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena (RO). Em 1999, foi para o Rio de Janeiro, onde fez o Centro de Estudos e Espiritualidade para a Vida Religiosa. De 2007 a 2012 foi assessor da dimensão missionária na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário Nacional do Conselho Missionário Nacional e assessor da Comissão da Missão Continental. Em 2012 foi eleito provincial da Província Espiritana no Brasil e reeleito para a mesma missão em 2015, onde atuou até a data da nomeação.

Fez visita a Diocese de Cametá no mês de novembro para conhecer a realidade da futura missão, chegando a participar do Conselho Diocesano de Pastoral, órgão de ação evangelizadora da Igreja Local. Recebeu a Sagração Episcopal (ordenação) no dia 16 de dezembro de 2017 na cidade de Cametá (sede diocesana), tendo como bispos ordenantes: Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, Dom Bernardo Bahlmann, Bispo de Óbidos e Presidente da CNBB Regional Norte 2 e Dom Jesus Maria Cizaurre, Bispo de Bragança.

Na mesma ocasião foi dado a posse canônica como bispo titular da Diocese de Cametá, sucedendo Dom Jesus Maria Cizaurre (bispo de Bragança do Pará) e recebendo o governo pastoral de Pe. João Thimóteo Oliveira, Administrador Diocesano. Esse fato histórico foi testemunhado pelo povo católico vindo de todas as 20 paróquias que compõe a Diocese de Cametá. Lideranças das duas regiões: Transamazônica e Tocantina, de outras Igrejas Particulares, autoridades civis que estiveram presentes na Estação Tucumã. Já empossado na cátedra de São João Batista, Dom Altevir se dirigiu ao povo dizendo o seguinte: “Quanto mais a gente agradece a Deus mais coisas boas acontecem, recebo essa missão com muita felicidade”.

Brasão_Bispo.png