Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP)

A Igreja Católica possui uma pluralidade pastoral, dons, carismas e serviços. Nisso está o Apostolado da Oração, movimento eclesial, que o seu sentimento de existir é colaborar com a missão da Igreja, isto é, com a salvação do gênero humano.

Como movimento da Igreja, também possui uma organização, ou seja, uma estrutura sólida e em constante atualização. Nós do Apostolado da Oração, fazemos parte de uma Rede de Oração mundial, assim desejou o Papa Francisco, com o caráter de recriar este movimento. Recriar para viver o seu essencial, ser uma proposta de espiritualidade e santificação de seus membros e do mundo.

Foi com essa intenção que durante esses dias, 12 a 14 de abril, em Tucuruí, ocorreu o Encontro de Formação para Zeladores do Apostolado da Oração, aprofundar a própria missão e sentir as necessidades do tempo presente. Os zeladores são membros do Apostolado da Oração que são escolhidos para ajudar na formação, informação, comunicação e participação de outros membros. Cada zelador(a) pode ficar no máximo com 15 zelados, assim a sua missão será bem sucedida.

O encontro procurou tratar da disponibilidade apostólica dos membros em sintonia com a vida sinodal da Igreja hoje. Ser Igreja hoje é um desafio na evangelização e diante dum mundo controverso. Também foi tratado o tema sobre o Ano Santo Jubilar de 2025, cujo tema é ‘Peregrinos de esperança’, que iniciará na Vigília de Natal no Vaticano, que haverá como sinal a abertura da Porta Santa. Ainda esse ano teremos as preparações, ou seja, viver o ano da Oração, para sermos como nos diz o Papa, uma sinfonia de oração. Conhecendo assim as propostas do Ano Santo, saberemos vivê-lo em nossa diocese e em nossas paróquias.

Assim, tivemos a oportunidade de trabalhar através de dinâmicas, conduzidas pela Ir. Francinês Cavalcante (Filha da Caridade), o que precisamos viver em nossa missão. Precisamos uns dos outros, derrubando as barreiras da indiferença dentro e fora da Igreja, tendo como inspiração e modelo o próprio Senhor Jesus, que nos acolhe em seu coração.

Através de dinâmicas, orações, missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, descontração, convivência, nosso encontro foi muito abençoado.

Tivemos a presença de 114 membros que exercem essa função de zelador(a) dentro do Apostolado da Oração, hoje a Rede Mundial de Oração do Papa, juntamente com o Movimento Eucarístico Jovem.

.

Pe. Pedro Henrique de Barros