Diocese de Cametá

Dom José Maria Chaves, seja Bendito o que vem em Nome do Senhor!

Administrador Apostólico da Diocese de Cametá

Estimado Povo de Deus,

Após posse de Dom José Altevir da Silva, CSSp, como bispo da Prelazia de Tefé – AM era necessário prover um administrador até que seja nomeado um novo bispo para a Diocese de Cametá, o escolhido pelo Papa Francisco foi a sua Excelência Reverendíssima Dom José Maria Chaves dos Reis, bispo diocesano de Abaetetuba. Dom José Maria é filho de nossa diocese e por isso estará em casa e certamente saberá nos orientar neste tempo de sede vacante.

O caminho sinodal a nós proposto pelo Papa Francisco nos aponta para o horizonte de uma Igreja que almeja ser neste tempo: comunhão, participação e missão. Como Igreja Local, somos iluminados pelas Diretrizes aprovadas em nosso Plano Diocesano de Pastoral que nos convoca a construir novos caminhos que sejam promissores e que renove-nos o ardor missionário.

A notícia da nomeação de Dom José Maria Chaves dos Reis como nosso Administrador Apostólico nos enche de esperança, animando-nos a continuarmos firmes em nossa fé e no compromisso de sermos comunicadores do evangelho da vida neste chão que nos desafia. Nossa Igreja diocesana conta com o patrocínio de São João Batista cuja a missão foi preparar os caminhos do Senhor; confiamos que Dom José chega entre nós e assume a mesma missão do precursor de preparar os caminhos do novo bispo que no tempo certo virá como fruto da providência divina que não deixa o seu povo privado de pastores.

O sentimento que nos habita é aquele que experimentaram os discípulos com Maria no cenáculo de Jerusalém à espera do paráclito. Neste período de sede vacante desejamos que nossa diocese se transforme em um grande cenáculo e em oração pediremos perseverantes: “vinde Espírito Santo!”.

 Neste tempo pascal nos ilumina o esplendor da glória daquele que vive para sempre, Nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto unimos nosso “seja bem-vindo” ao “Seja Bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Lc 13,35) peçamos que o Espírito Santo conduza a missão que Dom José Maria agora assume. Certamente, o acompanhará nesta missão aquela que é estrela do seu episcopado, a Mãe de Deus.


Cametá-PA, 03 de maio,

Memória de Santo Atanásio, do ano de 2022.

Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins

Pelo Clero Diocesano.