Diocese de Cametá

“Por tudo demos graças a Deus!”

   Na última segunda-feira 30 de maio de 2022, o Instituto Jesus Missionário dos Pobres se despediu da missão na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Vitória da Conquista, região do Gelado, município de Novo Repartimento, onde estavam desde de fevereiro de 2020 com a chegada do Pe. Francisco Cleides, Pe. Severino Neto e Ir. João Batista. Eles deixam a missão em nossa Diocese para assumir uma nova missão na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

   A vida é missão e pela força da vocação a que fomos chamados somos obrigados a obedecer ao mandato do Senhor que nos envia onde sua Palavra deve chegar: “porém, quando prego o evangelho, não vejo como me orgulhar, pois a mim é imposta a obrigação de proclamar. Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (Cor 9, 16-17). Já dizia uma missionária, assim é a missão, um ciclo se fecha e logo outro se abre, pois a missão é permanente onde o Espírito de Deus nos enviar, porque Ele é livre e sopra onde quer. Ela é movimento, dinâmica que se abre ao novo sempre. 

   Em nome do Administrador Apostólico Dom José Maria Chaves dos Reis, do clero, da vida religiosa, dos cristãos leigos e leigas, das lideranças de nossas Comunidades Cristãs, e de todo o povo de Deus agradecemos pelos quase três anos de trabalho missionário desses irmãos em nosso meio. Colocando seu carisma religioso, a serviço do povo de Deus presente em Vitória da Conquista e região, esses missionários vindos do Nordeste cumpriram as palavras da Escritura: “sai da tua terra e vai onde te mostrarei”, bem como viveram as inspirações de seu fundador Mons. Gervásio Queiroga no serviço missionário, sobretudo, aos mais pobres. Como filhos da Igreja, consagrados a uma vocação especifica, temos consciência de que o nosso endereço será sempre a missão e, lá onde o Senhor nos enviar, lá anunciar a alegria do Evangelho. 

   Enquanto elevamos a Deus nossa gratidão por missão tão fecunda, fazemos os melhores votos de que a nova missão em terras de Santíssima Conceição do Araguaia seja profícua e produza abundantes frutos para a maior glória de Deus.

   Maria, Mãe de Deus, Nossa Senhora da Igreja em Saída, fecundada pelo Espírito Santo, interceda muitas bênçãos, para que o Senhor da messe e Pastor do rebanho continue suscitando bons operários para a sua messe, especialmente para a Diocese de Cametá e o Instituto Jesus Missionário dos Pobres.

   Cametá-PA, 31 de maio de 2022,

   Festa da Visitação de Nossa Senhora.

   Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins

   Pelo Clero

 

Imagens da Missa de Envio e Gratidão ao Pe. Severino Neto e ao Irmão João Batista na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida – Vitória da Conquista/Novo Repartimento.