São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria Santíssima

“Quem cumprir a vontade de meu Pai do céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50)

Paz e alegria, amados irmãos e irmãs!

O mês de agosto se aproxima, e com ele um tempo de graça para celebrarmos como Igreja o Mês Vocacional. No coração de todo vocacionado ressoa a feliz alegria da certeza do amor do Pai. Amor que conduz ao ministério sagrado do sacerdócio para uma vida de doação em serviço à Igreja; amor que, do mesmo modo, chama ao matrimônio para a felicidade conjugal na doação recíproca dos cônjuges; amor que encoraja à vida consagrada para a entrega total a Deus tendendo para a perfeição da caridade; por fim, amor que convoca à comunhão com Cristo, a partir do Batismo, para o testemunho do Evangelho nas diversas realidades da vida pela vocação leiga.

É o amor de Cristo que nos impulsiona na vivência e fidelidade de nossas vocações. Nas palavras de Jesus encontramos vida eterna, Ele nos salva e nos envia.

Este ano, em comunhão como a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, realizaremos os encontros vocacionais com o tema “Cristo nos salva e nos envia” e o lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna”. Os encontros acontecerão na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Vila do Carmo – Cametá) nos dias 20 a 22 de agosto e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Limoeiro do Ajuru) nos dias 27 a 29 de agosto. Vamos juntos em oração pedir a providência divina para que tudo ocorra conforme sua vontade e possamos deste modo, cultivar as sementes vocacionais lançadas por Deus nos corações de nossos jovens.

Para promover a unidade em nossa Diocese na oração pelas vocações durante este mês preparamos um Tríduo Vocacional partindo da 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Ele será distribuído como arquivo digital que poderá ser impresso pelo que desejarem para serem rezados em Comunidade ou em família conforme as possibilidades. Nessa intercessão vamos pedir que os jovens correspondam ao chamado e unam seus sonhos aos sonhos de Deus. Sonhando com Deus e com toda a Igreja façam de suas vidas um serviço a todos na liberdade do amor e na fidelidade da adesão aos desígnios divinos.

Em breve o cartaz do Mês Vocacional será enviado às Paróquias para distribuição às Comunidades. O destaque deste cartaz é Jesus Cristo, que está no centro de nossa vida e missão. Seguindo seu exemplo, somos testemunhas do amor de Deus no mundo e guiados por seu Espírito de comunhão e sinodalidade vocacional[1].

Que São José, guardião das vocações interceda por nós para que saibamos cultivar no coração dos jovens o desejo de seguir a Cristo e a Virgem Maria alcance para nossa Diocese de Cametá boas e santas vocações.

Diác. Irlas Soares das Virgens

Reitor do Seminário Menor Padre Josimo

Pacajá-PA, 26 de julho de 2021.

[1] Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagra da CNBB. Apresentação do cartaz do Mês vocacional. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/comissao-para-os-ministerios-ordenados-e-a-vida-consagrada-apresenta-cartaz-do-mes-vocacional-2021/