A Conferência dos Religiosos do Brasil- CRB, juntamente com a Diocese de Cametá realizou de 06 a 15 de Julho de 2022, a Missão Jovem na Amazônia, tendo como sede a Paróquia São José de Maracajá – Área Episcopal Maria Mãe dos Povos na Região Transamazônica, foi um momento forte de evangelização onde foi possível estabelecer um encontro com irmãos nos lugares mais longínquos dessas terras e águas da Diocese de Cametá.
“Missão, partida de amor, por amor”, foi a temática que permeou essa experiência missionária em nosso território diocesano, terras amazônicas, solo sagrado. Tivemos a oportunidade de visitar nos primeiros dias, o túmulo de irmã Dorothy e assim relembrar também de tantos outros que doaram suas vidas em vista do bem comum dos povos da região, tendo Cristo como único horizonte a ser percorrido diante dos desafios e perigos do opressor.
Foram muitas as Congregações Religiosas que participaram, leigos e leigas vindos (as) de outros estados para somar neste momento forte de missão, a presença do Pároco da Paróquia São José de Maracajá, Padre João Paulo Pantoja e também de 9 seminaristas das diversas etapas da formação do Seminário Maior Bom Pastor contribuíram de maneira intensa para realização deste momento missionário e fraterno.
Com toda certeza este solo diocesano é missionário, o histórico da diocese ao longo dos anos confirma essa experiência de amor e de encontro com aqueles que mais necessitam. A missão da CRB realizada na Diocese de Cametá foi um grande sonho pensado e cultivado por Dom José Altevir da Silva quando ainda era Bispo de nossa diocese, seu anseio por essa missão foi abraçada e cuidada com grande alegria pelo então administrador apostólico Dom José Maria Chaves que incentiva este zelo missionário com povo de Deus presente nessa geografia diocesana. Que Maria Santíssima, a mulher missionária, e São João Batista, Patrono de nossa Diocese, interceda pela missão que é de todos nós.
Texto: Seminarista Arleson de Souza Batista
Fotos: Secretaria Paroquial de São José – Maracajá