Diocese de Cametá

Foto: cnbb.org.br

“Então ouvi uma voz dos céus, dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor” (Ap 14,13).

   Recebemos com pesar, ancorados na esperança, a notícia da Páscoa definitiva do Papa Emérito Bento XVI, ocorrido neste sábado, 31 de dezembro de 2022, na cidade do Vaticano. Nestes últimos dias, fomos convocados pelo Papa Francisco a estarmos em oração, pois a saúde do emérito havia se agravado. Aquele que, ao renunciar a cátedra de Pedro, para se recolher à oração, agora se beneficiava com a oração da Igreja, a qual serviu com dedicação e oferta.

   Foi ele um dos maiores teólogos de nosso tempo. Seu pontificado, alicerçado em “Deus Caritas Est”, porque é Amor e nos salva na esperança (“Spe Salve”), edificando-nos em caridade e verdade (“Caritas in Veritate”), deixa-nos um testamento de fidelidade a Cristo e de uma santidade que é vocação a que todos somos chamados a viver.

   Sua passagem pelo Brasil em 2007, por ocasião da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, foi cantada pelo povo que assim o aclamou: “Bento, bendito o que vem em nome do Senhor. Bem-vindo, nosso povo te acolhe com amor”, quando canonizou o primeiro santo brasileiro Santo Antônio de Santana Galvão.

   Quando, de sua última bênção como Papa, assim expressou: “o Senhor me chamou a subir ao monte”. Sim, o Senhor o chamou a subir ao monte para uma vida de intensa e íntima oração, agora o recolhe no regaço de seu amoroso coração e o faz eternamente seu conviva no festim da glória celestial, prêmio de quem o serviu sem reservar nada a si. Descanse em paz!

   Para a celebração da páscoa do papa emérito, o Administrador Apostólico de nossa Diocese, Dom José Maria Chaves dos Reis, orienta que,  às 12h de hoje, todas as Igrejas com sinos, toquem para o anúncio oficial do falecimento deste grande pastor e, que até o dia do seu sepultamento todas as Missas o tenham como intenção especial.

   Orienta ainda que se coloque em destaque, no presbitério, um quadro com sua fotografia. Desta forma, nossa Igreja Particular, elevada à categoria de Diocese, por este santo padre, através da bula “Simentibus Rerum”, de 06 de fevereiro de 2013, presta sua homenagem de gratidão por seu pontificado corajoso e fecundo.    

   Enquanto adoramos o nascimento de nosso Salvador, no sétimo dia da Oitava de Natal, na companhia de Maria e José, celebramos o nascimento de Bento XVI para a glória, com os olhos fitos em Jesus, autor da fé e consumador da vida plena.

   Em oração, firmes na fé, esperança e caridade!

Cametá-PA, 31 de dezembro de 2022,

Sétimo dia da Oitava de Natal.

Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins

Vigário Geral