Diocese de Cametá

   No último domingo, dia 20 de novembro de 2022, a Paróquia Cristo Rei em Pacajá encerrou sua festividade. A festa deste ano aconteceu no contexto das comemorações do quadragésimo aniversário de ereção canônica da paróquia. Foi em 24 de outubro de 1982 que oficialmente esta porção amazônica às margens da histórica rodovia Transamazônica tornou-se comunidade paroquial pelo decreto assinado pelo então bispo prelado Dom José Elias Chaves Junior, CM, de saudosa memória. Foi um tempo de muita, oração, gratidão, encontro de irmãos e reconhecimento a tantos cristãos leigos e leigas, bispos, padres, religiosas, homens e mulheres que dedicaram esforços para alicerçar as bases sólidas de uma paróquia vigorosa e fiel ao anúncio do Evangelho.

   O tema escolhido para ajudar os fiéis a rezar e refletir durante o festejo foi: Com Cristo Rei, Caminhamos Juntos para Avançar na Missão, e o lema: “Enviou-os, onde Ele próprio devia ir” (cf. Lc 10,1). A finalidade foi ajudar a comunidade paroquial a olhar para a nossa missão, cujo o protagonismo do Espirito Santo nos convoca a caminharmos juntos na direção da realização do Reino de Deus, construindo a sinodalidade de uma Igreja que deseja ser em todas as estruturas humanas: comunhão, participação e missão.

   Durante as 10 noites de festa tivemos a participação de vários padres e bispos vindos da nossa diocese, da diocese de Abaetetuba e Xingú-Altamira. No dia 18, esteve conosco Dom João Muniz Alves, bispo diocesano do Xingú-Altamira e no encerramento no domingo com a presença de Dom José Maria Chaves do Reis, nosso Administrador Apostólico. Sempre após as missas das noites, acontecia o arraial festivo com vendas de comidas e muita animação. Viva Cristo Rei!          

Paróquia Cristo Rei – Pacajá