Diocese de Cametá

Paróquia São José de Tucuruí completa 66 anos de fundação hoje 25 de janeiro

No dia 25 de janeiro de 1956 o Reverendíssimo Administrador Apostólico “Dom Cornélio Vermans”, por meio de um decreto, criou a Paróquia São José.

Paróquia São José de Tucuruí completa 66 anos de fundação:

Hoje, 25 de Janeiro, os paroquianos e paroquianas comemoram os 66 anos desde a fundação da Paróquia São José, na cidade de Tucuruí, no ano de 1956.

História:

No dia 25 de janeiro de 1956 o Reverendíssimo Administrador Apostólico “Dom Cornélio Vermans” (que posteriormente tomou-se o 1º Bispo da Prelazia de Cametá, atual Diocese de Cametá), por meio de um decreto, criou a Paróquia São José, desmembrando-a da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, município de Baião.

Durante esses 66 anos de caminhada e evangelização muitos fatos ocorreram, sendo válido destacar a vinda permanente da presença dos Padres Lazaristas, pertencentes à Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo.

A vinda das Irmãs Filhas da Caridade é outro marco a se recordar, pois trouxeram a excelência da educação através do Instituto Nossa Senhora da Conceição.

Nos anos 80, foi inaugurada a Igreja Matriz de São José, na Avenida Lauro Sodré.

Nessa história de 66 anos da Paróquia de São José nasceram novas paróquias: São Francisco de Assis – Novo Repartimento, São Sebastião – Breu Branco e Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia, Menino Jesus, em Tucuruí.

Atualmente a Igreja Matriz passou por várias reformas, incluindo uma reconstrução do Templo e a construção de um novo Salão Paroquial.

Para Josuelma Meireles, paroquiana a muitos anos, “é uma grande alegria fazer parte da paróquia São José, nela fui acolhida pelo pároco Pe. Favacho, onde recebi meus sacramentos, onde também fui a primeira funcionária de limpeza da igreja matriz, onde conheci meu marido que atualmente é Diácono, onde posso adorar a Jesus Sacramentado, onde tenho irmãos de fé e caminhada. Por tudo isso eu digo Louvado seja Deus!”.

Toda as 9 comunidades pertencentes a Paróquia estão em comemoração do aniversário de fundação, e ainda hoje acontecerá a Missa em Ação de Graças, onde a Paróquia convida todos os paroquianos e amigos a participarem, a partir das 18:30, alusiva aos 66 anos de fundação da Paróquia São José de Tucuruí, e também irão celebrar os 405 anos da fundação da Congregação Missão São Vicente de Paulo e a conversão de São Paulo.

 

Fonte: Portal da Cidade Tucurui