Diocese de Cametá

RETIRO ANUAL DO SEMINÁRIO MAIOR BOM PASTOR DA DIOCESE DE CAMETÁ

    Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, ocorreu o retiro dos seminaristas do Seminário Maior Bom Pastor no Centro Mariápolis Glória, Benevides, tendo como pregador dom José Altevir da Sila, bispo da Diocese de Cametá, que enfatizou a temática em um tripé da Vocação, Formação e Missão, em comunhão com o Sínodo dos Bispos acerca da Sinodalidade da Igreja.

    Nestes dias de aprofundamento da Sagrada Escritura, da vocação de cada um e, respectivamente, da missão, mostraram um despertar maior ao testemunho de Jesus Cristo, Bom Pastor, que nos ensina a estarmos disponíveis para ensinar o povo de Deus, a escutá-lo e a orientá-lo a caminhar junto ao Senhor, assim como Maria ao responder “eis-me aqui”.

    A retirada para o monte e a contemplação dos mistérios de Deus, fizeram haver maior atenção as necessidades missionários da Igreja, que busca sempre a dignidade da vida humana juntamente na conservação de sua cultura, com isso, o aprofundamento na identidade que carregamos e como estamos amadurecendo o chamado feito por Deus, ajuda a querer, cada vez mais, a seguir de perto o Senhor.

    O que procuramos, por que estamos aqui? Foram perguntas que nos suscitaram a agarrar a nossa história e a querer recorrer sempre à graça de Deus, que nos impulsiona a responder sim ao chamado, com simplicidade do coração, e na abertura ao Espírito Santo, que é a Luz deste caminhar.  Por isso, é evidente que nesse período de oração, de contemplação, vários frutos serão colhidos e pela ação do Santo Espírito, que conhece (Vocação), que consagra (Forma) e que envia (Missão) para assumirmos, com fé, o testemunho de Cristo, a figura do Bom Pastor será vista por todos que buscam o amor de Deus. 

                                                                                                                                                                                                                                Élito Pantoja Gonçalves

                                                                                                                                                                                                                                       1º ano de Teologia