Diocese de Cametá

SABIC

SABIC

O Serviço de Animação Bíblico Catequético inicia crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã á luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivencia comunitária, realizando encontros de formação, a Semana Bíblico-catequética e a Escola de Catequese onde são apresentados temas do nosso cotidiano. Iluminados pela palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito Santo, buscamos o verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitudes em relação a Deus e ao irmão. “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com a finalidade de os iniciar na plenitude da vida cristã. (CIC 5). O crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende especialmente da catequese. Neste sentido, a catequese deve ser considerada como momento prioritário da evangelização (DGC 64), num processo permanente de educação da fé, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação.

Justificativa:
A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. “A fidelidade a Deus se expressa na catequese como fidelidade à palavra e à integridade de sua mensagem”. Ele também é um profeta, pois, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade (DNC 27)
Para que se cumpra tão relevante papel, é preciso catequistas bem preparados, com formação sólida que envolva não só o conhecimento, mas o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, conforme nos convida o Documento de Aparecida. Daí a ênfase do Regional de Catequese quanto à formação dos catequistas

Objetivos:
Atender às orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), no tocante aos projetos de formação nas Dioceses, assim como do Diretório Nacional de Catequese e Documento de Aparecida.
Articular entre as equipes de formação da Diocese as experiências bem sucedidas já existentes, a fim de colaborar no seu crescimento.
Intensificar as reflexões sobre Catequese de Iniciação à Vida Cristã na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal.

Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta.
Promover uma caminhada conjunta da Diocese, na busca de soluções comuns.
Manter as Equipes Diocesana e Paroquiais atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.

Projetos:
Readequação pedagógica da formação Bíblico-Catequética e das Escolas Bíblico-Catequéticas Paroquiais.
Realimentação do sistema de formação nos diferentes níveis da Catequese: comunidade, paroquial e diocesano (de inspiração catecumenal).

Atualização para coordenações diocesana e paroquiais de Catequese.
Capacitação de Assessores das Escolas Bíblico-Catequéticas Diocesana e Paroquiais.
Capacitação de Assessores das Equipes Diocesana e Paroquiais de Catequese.
Capacitação de catequistas para o processo de Iniciação à Vida Cristã.
Assessoria nos encontros, congressos, simpósios, seminários e Escolas Bíblico-Catequéticas.
Publicação de materiais catequéticos.

Responsável: Javé de Oliveira Silva
E-mail: [email protected]