Diocese de Cametá

SAV

SAV

O Serviço de Animação Vocacional é um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.

Justificativa:
O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa “ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um (…)” (DAp, 314) e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.
Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a tornarem-se evangelizadores. A Pastoral Vocacional se torna a ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial.
“E necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor”. (DAp, 314)
Diante do apelo da EG 107: “ … Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas”. É urgente dedicar cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada (cf. DAp, 315).

Objetivo:
Animar a comunidade eclesial para se renovar a partir do Encontro com Cristo, redescobrir a identidade cristã (Ser), compreendendo sua vocação (Saber) e inserindo-se nas dimensões da ação evangelizadora (Fazer), tendo presente o processo de inculturação em vista de uma Igreja ministerial e missionária, construindo a cultura vocacional (cf. CNBB, 102, no 106) .

Diretrizes:
Animar o Serviço Vocacional na Diocese de Cametá.
Articular a Animação Vocacional tendo como sujeitos a Catequese, a Família, a Comunidade Cristã.
Conscientizar a Igreja de Cametá para o despertar das vocações e ministérios.

Prioridades:
Celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Reunião dos Coordenadores e assessores do SAV.
Celebração do Mês Vocacional.
Encontro Diocesano dão SAV.
Fortalecimento/criação das Equipes Vocacionais nas Paróquias/Comunidades

Coordenadores: Seminaristas Diego Manuel Trindade Machado e Arleson de Souza Batista

Padre acompanhante: Pe. Irlas Soares das Virgens