Diocese de Cametá

Seminário maior bom pastor 20 anos formando padres para a igreja de cristo na diocese de cametá

Realizou-se na noite do dia 23 de abril de 2021 às 18h30min, a celebração que marcou o aniversário dos 20 anos do Seminário Maior Bom Pastor. A missa foi Presidida por Dom José Altevir da Silva,CSSp e contou com a participação de Dom José Maria Chaves, bispo da Diocese de Abaetetuba, bem como do formador Pe. Benedito Gurupá, de alguns Padres diocesanos , além de toda a comunidade formativa e convidados.

Ao longo dos anos o sonho de um clero local foi muito presente na vida de Dom José Elias Chaves e este sonho foi fomentado pelos seus sucessores que assumiram com zelo o pastoreio da nossa diocese, foi Dom Jesus Maria que deu continuidade neste grande projeto vocacional, entregando posteriormente está árdua missão ao pastoreio de Dom José Altervir da Silva que mantém o cuidado e zelo pelas vocações.

Durante a homilia o bispo enfatizou alguns pontos importantes da história dos 20 anos do seminário, reafirmando o compromisso de não perder de vista as raízes de onde viemos e a necessidade de configurar-se ao Bom Pastor como modelo por excelência de todo Padre diocesano. Além disso, Dom Altevir destacou que o seminário é lugar de formação e não de decisão, ou seja, que as dificuldades da caminhada servem para o crescimento pessoal e não para uma desistência do chamado, essa decisão madura torna uma vocação mais feliz. É preciso trilhar os passos de Jesus, o Bom Pastor.

Na missa ocorreu a admissão dos seminaristas (Adevando Nascimento, Benilson Viana e Rodrigo Cruz) as ordens menores (acolitado e leitorado), tornando assim este momento mais festivo e vocacional, pois se trata de mais um passo dado rumo ao sacerdócio.

Após a Celebração Eucarística, houve um momento de convivência, marcado por um jantar com a presença de algumas autoridades eclesiais, familiares dos que receberam os ministérios menores e alguns convidados, além de toda a comunidade formativa.

Autor da noticia: Seminarista Arlesson de Sousa Batista