Diocese de Cametá

  O novo bispo da Diocese de Cametá, Dom Ivanildo Oliveira Almeida, chega ao estado do Pará na próxima quarta-feira (5/7), e cumpre extensa programação, que se inicia com a acolhida feita pelos seminaristas do Seminário Diocesano Bom Pastor, em Ananindeua.
No dia seguinte, quinta-feira (6/7), Dom Ivanildo, terceiro bispo diocesano, sairá bem cedo com destino à sede da Diocese de Cametá. No traslado, haverá três paradas: a primeira na Paróquia Sant’Ana, em Igarapé-Miri; a segunda, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Mocajuba; e a terceira, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Benedito, na Vila de Carapajó, em Cametá. Na sua chegada à Cametá, haverá uma caminhada pelas ruas da cidade com encerramento na residência episcopal.
   A programação continua na sexta-feira (7/7), pela manhã, com reuniões com o Colégio de Consultores, Conselho Econômico, Conselho Presbiteral e com clero (Padres, diáconos transitórios e permanentes) na cúria diocesana. No final da tarde, haverá uma cerimônia de apresentação civil no auditório do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora que contará com a presença de autoridades civis e militares de dez municípios – Cametá, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Baião, Mocajuba, Igarapé-Miri, Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento e Pacajá -, que compõem o território eclesiástico da Igreja local.
   No sábado (8/7), às 9h, acontecerá a celebração Eucarística de Posse Canônica, na Catedral de São João Batista, presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém. Milhares de pessoas estão sendo esperadas para este momento, vindas da Diocese de Imperatriz, das Dioceses do Regional Norte 2 e das paróquias pertencentes à Diocese de Cametá.

Biografia Dom Ivanildo Oliveira Almeida

   Nasceu no dia 25 de março de 1972, em Arame (MA). Filho de Luis Lucena Almeida (in memorian) e Maria Aldeci Matias Oliveira Almeida. Entrou no Seminário Maior Santo Antônio, em São Luís (MA), no ano de 1994. Concluiu a faculdade de Filosofia em 1997 e, em 2001, terminou a Teologia, ambas as formações no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão-IESMA. A ordenação presbiteral foi no dia 22 de dezembro de 2001. Até 2008, atuou em paróquias da diocese de Imperatriz, quando foi cursar mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.  
   Em 2011, foi nomeado reitor do Seminário Maior Bom Pastor, na Diocese de Imperatriz. Em 2012, começou a lecionar Direito Canônico no IESMA. Em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Foi diretor geral do Instituto no qual estudou e é professor.   
   Foi nomeado pelo Papa Francisco, em abril (12/04) deste ano, bispo da Diocese de Cametá, no Pará. E no dia 17/06, sábado, na cidade sede da diocese de Imperatriz, ocorreu a cerimônia de ordenação de Dom Ivanildo Oliveira Almeida. A missa de ordenação aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Fátima, tendo sido presidida por Dom Vilsom Basso scj, bispo da Diocese de Imperatriz. Foram bispos co-sagrantes, o presidente do Regional NE5, Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Imperatriz.

PASCOM Diocesana

Uma resposta

  1. Mais um momento feliz vivido pela diocese de Cametá, aguardamos com muita euforia a chegada de Dom Ivanildo!!! Deus abençoe essa caminha para as terras fecundas da Amazônia. Lhe desejo um abençoado
    pastoreio, com saúde alegria e paz 🙏🙏🙏🙏