Diocese de Cametá

   Foi em clima de fé, amor e alegria que nesta quarta-feira (04/05), acolhemos Dom José Maria, Deus seja sempre louvado, pelo dom de sua vida e vocação.  Quis o Senhor esta graça conceder ao povo de Deus da Diocese de Cametá. Seja bem vindo amado pastor, a missão deve continuar.

   Pela manhã o novo Administrador reuniu com o Clero Diocesano no Centro de Formação São Vicente de Paulo-Aldeia/Cametá. A tarde foi constituído o Conselho Presbiteral, o Conselho de Consultores e o Conselho Econômico.

   A noite na Catedral de São João Batista aconteceu a Missa de acolhida a Dom José Maria, em versos e rimas rendemos graças a Deus pelo envio de nosso administrador:

 

     “Santo Antônio disse, São João confirmou/ o bom filho sempre volta/ a casa que o acolheu e gerou. O mundo dá essas voltas/ a gente não sabe o porquê/ um dia tristes ficamos/ pois para Abaetetuba tivemos que lhe remeter. Mas, os desígnios de Deus são assim/ insondáveis, ninguém pode prever/ maravilhosas são suas obras Senhor/ compartilhando conosco sua vida seu saber. E com o Glorioso são João Batista/ alegres cantamos esse refrão/ lembrando que já estamos celebrando sua peregrinação/ com o banho de cheiro trazemos/ toda nossa animação”.

 

PALAVRA DE ACOLHIDA A DOM JOSÉ MARIA CHAVES DOS REIS

Catedral Diocesana de São João Batista

Cametá-PA, 04.05.2022

   Excelência Reverendíssima Dom José Maria Chaves dos Reis

   Senhores padres, diáconos, religiosas, lideranças leigas de nossas Comunidades Cristãs, pastorais, grupos e movimentos  e povo de Deus presentes nesta catedral e os que nos acompanham pelas mídias sociais da diocese e paróquia da catedral.

   Esta Igreja particular desde sua origem tem a graça de ter a sua frente pastores segundo o coração de Deus. Em 1952, quando criada a Prelazia de Cametá do Tocantins pela Constituição Providentissimi Consilium do Papa Pio XII e seu primeiro administrador Apostólico foi Dom Mário de Miranda Velas Boas. Em 1955 é padre Cornélio Vermam, esse nomeado Administrador Apostólico confirmado bispo prelado, depois Mons. Henrique, Dom José Elias. Portanto, Dom José Maria Chaves entra para os anais da história desta Igreja particular como quinto Administrador Apostólico e o primeiro nestes 09 anos de diocese a serem completados amanhã dia 05 de maio.

   Dom José Maria recebemos com júbilo a notícia de sua nomeação. Sendo o senhor oeirense de boa cepa, é prata da casa e, certamente nos conduzirá com sabedoria iluminado pelo Espírito Santo. Nós o conhecemos, pois, o senhor é filho deste clero. Os padres mais adiantados em anos e ministério foram seus contemporâneos no tempo em que o senhor foi seminarista e os mais novos foram seus formandos, no tempo em que o senhor foi reitor dos seminários Menor Pe. Josimo e Maior Bom Pastor.

   O povo de Deus também é do seu conhecimento quando o senhor foi vigário e pároco desta paróquia catedral e vigário geral da prelazia e posteriormente da diocese percorrendo as paróquias. Estamos aqui e queremos com o senhor colaborar com esta sua missão neste tempo de vacância.

   O templo que nos abriga nesta noite, em que o senhor é apresentado e acolhido como administrador apostólico é Igreja Mãe de nossa diocese. Ele é dedicado a São João Batista, padroeiro de nossa diocese. A missão de João Batista foi preparar os caminhos do Senhor. Seguramente, confiamos que sua presença e missão neste tempo que é também um Kairós é preparar os caminhos do novo bispo que o dono da messe e pastor do rebanho há de nos enviar na plenitude do seu tempo.

   Sua nomeação é datada do dia 01 de maio de 2022, memória litúrgica de São José Operário, pai trabalhador e homem da coragem criativa conforme nos ensinou o Papa Francisco em sua carta apostólica Patris Cordis. Ele que é seu onomástico, juntamente com Maria, Mãe de Deus e da Igreja que é inspiração para o seu episcopado hão de interceder por sua missão entre nós. Nos colocamos a sua inteira disposição para que em “Missão com a Mãe de Deus” possamos percorrer o caminho sinodal feito de comunhão, participação e missão.

   Uma vez mais, seja bem vindo e bendito o que vem em nome do Senhor! Ad multos annos vivas com saúde e paz!!! 

 

   Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins

   Pelo clero Diocesano

Pascom Diocesana

Uma resposta

  1. Seja bem vindo Dom José Maria! suas palavras na missa de acolhida foram cheias de entusiasmo e fé!!!