Diocese de Cametá

   Há cerca de vinte anos o Dicastério para os Bispos promove anualmente Curso de Formação para Novos Bispos. Desde do dia 03/09 Dom Ivanildo Oliveira Almeida, bispo da Diocese de Cametá, está em Roma participando deste evento que este ano tem como título “O ministério episcopal em uma Igreja sinodal”. Na ocasião os neo bispos participarão de conferências e trabalhos em pequenos grupos que aprofundarão aspectos mais importante do serviço episcopal.

   No domingo dia 03, aconteceu a acolhida na sede do Ateneo Regina Apostolorum, onde os participantes receberam os materiais de celebrações e aparelhos para as traduções simultâneas.

   Segunda feira (04),  Laudes e Santa Missa;  em seguida foi apresentado o tema norteado do dia: O ministério do bispo no contexto do caminho da Igreja no mundo:  a cultura do diálogo  como serviço da igreja para abrir a sociedade ao evangelho;  Promoção e transmissão da fé, tutela jurídica das pessoas e tarefas dos bispos.

Fotos: Arquivo Pessoal 

   No terceiro dia, Terça-feira (05), O Governo pastoral dos bispos numa Igreja Sinodal: Estruturas diocesanas de comunhão e colaboração Tribunais diocesanos e função do bispo prevista no Motu proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus” “Vos Estis Lux Mundi”; Cenários e Desafios mundiais à missão da Igreja hoje.

   Quarta-feira (06), o Serviço ao Povo de Deus, o Bispo e a colegialidade episcopal: Provincia Eclesiástica, Conferência Episcopal e outros organismos de colegialidade, Discernimento do Bispo em relação aos novos Institutos de Vida Consagrada de Direito Diocesano; o Dicastério para o Clero: competências e problemáticas.

   Na quinta-feira (07), será abordado a comunhão católica com todas as Igrejas: Os guardiões das origens: vida e futuro das igrejas católicas orientais; desafios e perspectivas das Igrejas na Ásia e na África.

   No Penúltimo dia (08), será abordado a identidade espiritual do Bispo em uma Igreja Sinodal: Comunhão eclesial e o Motu Próprio Traditionis Custodes e Retiro Espiritual.

   Em clima de um contexto de caminho eclesial, o curso encerra com o encontro no dia 09/09 com o santo Padre Francisco.

Fotos: Arquivo Pessoal 

Pascom Diocesana 

 

2 respostas

  1. Desejo muita sabedoria dom Ivanildo, que esses dias sejam de muito aprendizado. Maria conduza seu retorno para nossa Diocese!!!

  2. Excelente iniciativa Estudo para os Novos Bispos à Luz Sinodal. Ou seja, para uma Igreja SINODAL. Tive a honra de ter sido convidado pelo Papa Francisco para participar do Sínodo para os Bispos da Amazônia. No .momento como Membro Fraterno. Nicolau NASCIMENTO DE PAIVA, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belem. Av. Visconde de Inhauma, 1557, bairro Pedreira, CEP 66.087-640, Belem/PA (Brasil)