Diocese de Cametá

   Secretários e secretárias paroquiais de 18 paróquias da diocese se reuniram no período de 27 a 29 de setembro, no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém para um momento formativo e de confraternização.

   Na tarde do dia 27, iniciou-se o encontro com oração partilhada conduzida pelos colaboradores da cúria diocesana, e em seguida o Padre Denes Lima desejou as boas vindas e falou que os encontros são para ajudar nos trabalhos práticos do dia-a-dia, lembrou ainda que sem o Cristo a nossa frente não somos nada.

   A assessora Mariza Paes, Secretária da Paróquia Nossa Senhora do Ó, trabalhou Relações Humanas, atendimento ao público, a partir de sua experiência há 12 anos nesta missão. Ás 18h do primeiro dia com a missa presidida pelo Padre Denes Lima, que em sua homilia lembrou da importância do serviço da (o) secretária (o) na paróquia, e que precisamos ser discípulos e missionários. Ambas se complementam, não se pode apenas se capacitar sem realizar a missão, e nem só servir sem se formar. Lembrou que Jesus chamou, capacitou e depois enviou em missão.

   A noite a sra. Francicleide Freitas, Secretária da Cúria, fez memória aos encontros anteriores e das pessoas que passaram pelas formações e secretarias, falou da importância de se encontrar enquanto pessoas da igreja, ser feliz, se entender para melhorar. Em seguida relembrou que o encontro chegou a sua XVIII edição, retomou o tema abordado no ano anterior, Correspondência oficial e introduziu um dos temas deste ano, Arquivo Físico, apresentou as legislações e documentos sobre arquivologia e Gestão de Documentos. Continuando a sra. Eliana Brito, Secretária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mocajuba, falou sobre questões práticas de arquivamento e partilhou como está organizado o arquivo de sua paróquia.

   Na manhã da quinta-feira (28/09) o encontro iniciou com a oração conduzida pela Área Maria Mãe dos Povos, seguido de socialização e partilha de experiências nas paróquias, a seguir o Sr. Jaime Soares, responsável pelo Departamento de Captação de Recurso da Igreja Local, fez uma breve explanação sobre Elaboração e Prestação de Contas de Projeto. Falou de algumas entidades que colaboram com a Diocese de Cametá e os Projetos que estão sendo desenvolvidos.

   A seguir o sr. Valdinei Oliveira, explorou o tema Arquivo Digital e Organização, demonstrando os tipos de arquivos e como devem estar organizados. Bem como formas segura de arquivar. Posteriormente, a Assessora Jurídica da diocese, Dayane Santos, falou sobre a Filantropia e o relatório de Certificação Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS).

   A tarde do segundo dia, o Bispo Diocesano, Dom Ivanildo Almeida abordou sobre Processo de Nulidade Matrimonial, as etapas, o passo a passo. Lembrou que é necessário que todas as (os) secretárias (os) conheçam e se preparem sobre essas questões. A noite ocorreu o jantar em comemoração ao dia da (o) secretária (o).

   No dia 29 (sexta-feira) Dom Ivanildo presidiu a missa, e em sua homilia destacou que a secretaria é o coração pulsante da vida comunitária, que requer de nós um estado de fidelidade. Em seguida as secretárias(os) tiveram uma manhã de lazer na praia do Marahú. Após o almoço se deslocaram do local do encontro para suas respectivas paróquias. 

   O Encontro constituiu-se em importante evento para promover a comunhão e convivência fraterna das secretárias e secretários, cuja função junto às comunidades paroquiais é de fundamental importância. Gratidão a todas as pessoas que se empenharam na organização do encontro, por tudo isso demos graças a Deus.

PASCOM DIOCESANA

Uma resposta

  1. Parabéns Diocese de Cametá! a formação para o seu corpo de colaboradores aprimora a missão e permite realizar com muita competência o trabalho nas paróquias.